MORRO DAS PEDRAS

A praia do Morro das Pedras é vizinha das praias Campeche e Armação. Na verdade é o trecho final do praião que inicia na Joaquina, se transforma em Campeche e finaliza na ponta do Morro das Pedras.

Por ser uma praia oceânica, ou seja, virada para o mar aberto, as ondas são constantes e exigem atenção redobrada dos banhistas, principalmente com crianças e idosos, por causa das famosas “valas” formadas pelas correntes de retorno.

É uma praia que ainda preserva a natureza, o que confere a ela certa tranqüilidade. Sem construções à beira da praia, o local é ótimo para quem quer relaxar longe das grandes concentrações.

Em boa parte da orla não há quiosques ou serviços, mas há um restaurante próximo da estrada que dá acesso a região, onde se pode degustar frutos do mar e tomar aquela bebidinha refrescante enquanto admira o visual.

O MIRANTE DA CASA DE RETIROS VILA FÁTIMA

Mirante da Armação | Casa de Retiros Vila Fátima | Morro das Pedras

Mirante da Armação | Casa de Retiros Vila Fátima

O Mirante da Casa de Retiros Vila Fátima é um lugar incrível que fica no alto do Morro das Pedras, em frente ao costão, e possibilita uma vista panorâmica de toda extensão da praia da Armação, parte da Lagoa do Peri e da Praia do Matadeiro.

Apesar ser aberto ao público, a propriedade pertence a Companhia de Jesus (Jesuítas), tendo sido construída em pedras retiradas do próprio local em 1956. 

Nos meses de junho a novembro, este é o único dos mirantes em Florianópolis que possibilita a experiência de avistar as baleias Francas que visitam o litoral catarinense nesta época do ano.

Geralmente, os portões estão abertos a partir das 9h até às 18h, sendo possível subir até o estacionamento de onde se tem uma vista privilegiada da região. No Local não há banheiros.

CALDEIRÃO, O LUGAR DAS ONDAS PERFEITAS

Pico do Caldeirão | Praia da Armação | Morro das Pedras

Pico do Caldeirão | Morro das Pedras

O “Pico do Caldeirão“, como é mais conhecido pelos surfistas locais, é um trecho de praia rustico, de mar aberto, agitado e com águas geladas, mas que apresenta ondulações com formações perfeitas, com constância e a qualidade. Tanto que já foi escolhido como sede do WCT, a primeira divisão do surfe mundial, em outubro de 2003.
 
No Caldeirão as ondas começam a quebrar em frente as pedras, não tão perto da praia. Quando surgem as ondulações de nordeste, aliadas ao vento sudoeste, pode correr para lá que as ondas vão estar perfeitas. Contudo, vale ter calma, pois essa é uma região onde há um forte “localismo”, por conta da presença de moradores nativos, que não apreciam compartilhar suas ondas com turistas.
 
A designação “Caldeirão” faz referência a forma como as ondas quebram, encobrindo a areia e formando grandes volumes de espuma.

O PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI

Lagoa do Peri | Sul da Ilha | Florianópolis | Santa Catarina

Lagoa do Peri

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma unidade de conservação que abrange uma área de 2.030 hectares e 20,3 km² de bacia hidrográfica, sob a jurisdição da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), e tem como objetivo principal proteger o manancial hídrico, a fauna, a flora e a paisagem, sendo um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original da região. 

Seu espelho d’água tem mais de 5 km² de extensão, sendo uma excelente opção para o banho ou lazer. O fundo da lagoa têm declive suave, com apenas 11 m no ponto de maior profundidade.

Suas margens são formadas por praias de areia amarelada, pedras e vegetação aquática. No verão, a lagoa costuma ser bastante frequentada por banhistas que buscam um recanto mais calmo, rico em sombras, onde ainda se observar diversos pássaros.
 
O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um berçário de espécies nativas, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas no seu entorno, como é o caso da Gralha-azul. Aliás, logo ali ao lado fica o Projeto Lontra, desenvolvido pela Ekko Brasil, que trabalha na recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico sobre as lontras e outros integrantes da família Mustelidae.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Vista do Mirante no Século XX

Vista do Mirante da Armação na Segunda Metade do Século XX

.

Características da Praia:

Extensão: 2.450 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 5 a 45 metros.
Distância do Centro – Praça XV: 18,5 Km (40 minutos em média).
Distância do Aeroporto: 16 Km (36 minutos em média).

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Sul:

Veja Também: