ONDE COMER TAINHA EM FLORIANÓPOLIS?

A Tainha é um dos pratos tradicionais mais servidos durante o inverno. Entre os meses de maio e julho, a rotina das cidades do litoral muda bastante e, nas casas de família e pelas ruas das cidades, só se ouve falar em tainha frita, ova de tainha e tainha escalada. Nos restaurantes, o cardápio ganha pratos especiais a base dessa iguaria deliciosa e nas praias os pescadores aguardam o momento certo de ir ao mar e capturar toneladas do peixe.

ONDE POSSO COMER UMA BOA TAINHA?

Tainha Escalada na Brasa

Tainha Escalada na Brasa

Depois do camarão, é sobre a tainha que a maioria dos visitantes que recebemos costumam perguntar. Principalmente no período de outono e inverno, quase todo turista que recepcionamos nos faz os seguintes questionamentos:  Onde posso comer uma boa tainha? e Tainha combina com o que?

Para mim, só tem uma resposta,  combina com tudo! De um bom feijão a uma boa salada. Da cachaça mais simples a melhor cerveja. Dos legumes salteados aos cogumelos frescos. Da deliciosa ova aos maiores camarões. “Tainha é o melhor peixe que tem. Gosto dela de qualquer forma”,

A SAGA DA TAINHA PARA CHEGAR ATÉ O LITORAL CATARINENSE

Tainha Peixe

A Tainha é um peixe marinho que vive nos estuários, principalmente na Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul. Anualmente, de maio até o final de julho, machos e fêmeas formam grandes cardumes que sobem a costa brasileira para reproduzir, podendo chegar até o Espírito Santo, conforme as condições climáticas. 

Neste período, cada femêa poderá desovar até 5 milhões de ovos, que precisarão de uma ajudinha de sorte para serem fecundados.
Uma vez ultrapassada essa fase, os pequenos “bebês” tainha irão viver seu primeiro ano no mar até conseguirem retornar aos estuários e lagoas costeiras, onde viverão por 4 a 6 anos, até atingirem a fase adulta, quando fecharão o ciclo da vida e iniciarão uma nova migração reprodutiva da espécie.

A PESCA DA TAINHA É UMA HERANÇA INDÍGENA

Pesca da tainha na praias de Florianópolis

A pesca nas praias de Florianópolis

A prática da pesca da tainha é uma das tradições indígenas, herdada dos grupamentos Guarani e Tupinambás que habitavam o litoral brasileiro muito antes da chegada dos europeus.

No litoral catarinense, ao longo do tempo, os núcleos coloniais que se ocuparam da pesca como forma de subsistência, desenvolveram métodos específicos para a captura da espécie. O mais tradicional deles é a pesca de arrastão na praia, que apresenta características mantidas até hoje.

Nessa modalidade, as comunidades se organizam em pontos de pesca onde, em cada ponto, há um pescador responsável.  O número de integrantes varia de acordo com o tamanho da rede, sendo muito comum ver até crianças e turistas auxiliando nesse processo.

Por ser um trabalho coletivo, ao final, cada participante terá direito a uma fração do total de peixes capturados, que serão divididos e colocados em montes, chamados de quinhões.

ONDE SABOREAR UMA BOA TAINHA AO REDOR DA ILHA?

Centro e Arredores

Passeio pelo Centro | Caminhada Pelo Centro Histórico de Florianópolis

Tainha no Mercado Público

Mercado Público – No coração do centro de Florianópolis, o Mercado Público Municipal é a mais completa das opções, pois além de oferecer as taínhas frescas, vindas direto das redes de pesca das comunidades de pescadores nas diversas praias da ilha, também oferece uma gama de restaurantes típicos, que atraem os amantes da gastronomia.

Atendimento
: Os box com as peixarias ficam abertos de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h. Durante a semana, os restaurantes ficam abertos até as 22h, aproximadamente. Aos sábados ficam até as 15h, em média. Não abre aos domingos. 
Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro.

Lagoa da Conceição

Restaurante da Costa da Lagoa

Sabor da Costa

Sabor da Costa – Com seu deque em madeira sobre as águas da lagoa, esse restaurante proporciona a verdadeira experiência de se comer à beira mar. O prato de Tainha Escalada inclui o peixe feito na brasa, acompanhado de arroz, fritas e pirão. Destaque para o atendimento feito pelo, simpático e talentoso, Chef Jajá.  

Mais Informações –  Aqui! 
Servidão Caminho Costa da Lagoa, s/nº – Ponto 16. 

Onde Comer em Florianópolis:

Sequência de Camarão, Tainha

Frutos do Mar

Veja Também: