AÇORES

A praia Açores está localizada entre as praias do Pântano do Sul e da Solidão. Como não há um limite físico entre as três praias, elas formam, juntas, uma longa faixa de areia com, aproximadamente, 3 km de extensão.
 
Ainda mais tranquila que a praia do Pântano do Sul, Açores é perfeita para quem busca sossego total e divertimento com a família.
 
Suas águas são azuladas e um pouco mais frias, tendo em vista que esta parte da praia fica em uma zona com forte influência das correntes oceânicas. Por isso, nos dias com condições de vento e mar mais agitado, é necessário ter mais de atenção, pois é comum a formação de de valas e correntes de repuxo. 

O LOTEAMENTO BALNEÁRIO DOS AÇORES DEU NOME AO TRECHO DA PRAIA

Balneário Açores

Balneário dos Açores

A praia Açores é um capítulo recente na história da ocupação moderna do sul da Ilha. No passado, toda esta região fazia parte da Freguesia do Ribeirão da Ilha. Apenas em 1960 é que foi criado o Distrito do Pântano do Sul. Até 1968, não havia energia elétrica no local e o acesso era precário, pois foi só em 1983 que boa parte da estrada que liga este comunidade ao Centro de Florianópolis foi pavimentada.
 
Em 1975, uma parcela de terras, localizada a direita da estrada principal, foi incorporada pela construtora Açores Empreendimentos Imobiliários que desenvolveu o Loteamento Balneário dos Açores, com 54 quadras e 805 lotes, divididos entre áreas comerciais e residenciais, sendo o primeiro dos balneários do sul da Ilha a ter um projeto urbanístico planejado.
 
Desde então, este trecho da praia passou a ter o nome de Praia dos Açores e a região começou a crescer lentamente. Entretanto, após a construção das novas vias que ligam o centro a ao sul da ilha, esta região da cidade passou a ser muito procurada por turistas para veraneio e por novos moradores em busca de opções de terrenos com valores mais acessíveis.

TRÊS ILHAS EMOLDURAM A PRAIA AÇORES

Praia dos Açores | Ilhas Três Irmãs

Praia dos Açores | Ilhas Três Irmãs

Ao chegar a praia uma passarela de madeira entre a vegetação guia o visitante até a areia. A primeira coisa que chama a atenção do olhar, são as ilhas no horizonte.

As três mais próximas, logo em primeiro plano, são as Três Irmãs – Irmã do Meio, Irmã Pequena (ou Costeira) e Irmã de Fora. Esse conjunto de ilhas é um reduto das mais variadas espécies de vida marinha e também um lugar perfeito para mergulhar ou pescar.

As Três Irmãs possuem um relevo acidentado, com pontos elevados e cobertos por marta nativa e algumas encostas formadas por rochedos. Suas orlas são escarpadas e não tem praia. Entretanto, é possível contratar passeios de barco particulares, na Praia do Pântano do Sul, para vê-las de perto.

AS MOLEQUES DO SUL SÃO A CASA DO MAMÍFERO MAIS AMEAÇADO DO PLANETA

Ilhas Moleques do Sul

Ilhas Moleques do Sul

Mais à esquerda, no horizonte, está um outro conjunto de ilhas singulares, as Moleques do Sul. Esses três pedacinhos de terra, distantes, aproximadamente, 8,25 Km da ponta sul da Ilha de Santa Catarina, tem acesso restrito, por estar na área de proteção pertencente ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde desembarque só é permitido a pesquisadores.
 
As Moleques do Sul são muito utilizadas como dormitório, local de reprodução e criatório natural por mais de 30 espécies de aves, como a Fragata, o Atobá-pardo e o Gaivotão.
 
Mas, sua fama mundial reside no fato de abrigar um tipo de Préa endêmica desta ilha, apontada como a espécie de mamífero mais rara do mundo, já que a população deste animal, oscila entre 80 a 150 indivíduos, conforme a quantidade de alimento disponível na ilha. 
 
A Cavia Intermedia é um pequeno mamífero roedor, semelhante ao Porquinho da Índia (Cavia porcellus), com cerca de 25 centímetros e apenas 600 gramas de peso.
 
Identificado pela ciência há apenas dez anos, seu aspecto físico lembra o de seus parentes do continente, mas estão separados há pelo menos 8 mil anos. Seu principais predadores na ilha são as aves de rapina como Carcará, o Carrapateiro, o Chimango, a Coruja do Campo e o Falcão Peregrino.

Características da Praia:

Extensão: 1.500 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 50 a 100 metros.
Distância do Centro de Floripa: 28 Km (45 minutos em média)
Distância do Aeroporto: 25,5 Km (40 minutos em média)

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Sul:

Veja Também: