SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Santo Antônio de Lisboa é a atual queridinha, dentre as praias do norte da ilha, não pela praia em si, mas pela atmosfera encantadora que os casarios antigos e ruas estreitas desta pequena localidade tradicional oferece.

A PRAIA

Praias do Norte da Ilha | Santo Antonio de Lisboa

Santo Antonio de Lisboa | Foto: Mario Costa Junior

A praia Santo Antônio de Lisboa tem as mesmas características da praia Cacupé, ou seja, é composta por pequenos trechos de orla com areia de granulação média, que se mistura com casca de pequenos crustáceos, como o Berbigão. 

Em alguns pontos, por causa do desague de pequenos riachos e a proximidade com o manguezal, a areia pode assumir uma coloração que varia do amarelo alaranjado ao cinza escuro.

ONDE SE HOSPEDAR EM SANTO ANTÔNIO DE LISBOA?

Santo Antônio de Lisboa ainda mantém as caracteríticas e o charme de um pequeno vilarejo, então a infraestrutura de hospedagem é mais simples, sem deixar de ser sofisticada e conchegante.

Na região é possivel encontrar pousadas com atendimento familiar, onde se pode curtir o ambiente de paz e tranquilidade. Uma opção vem crescendo bastante é a oferta de casas para aluguel.

As opções são variadas e vão desde propriedades com alto padrão até imoveis mais antigos que ainda preservam a arquitetura do período colonial.

O QUE TEM PRA FAZER EM SANTO ANTONIO DE LISBOA?

Feira das Alfaias | Santo Antônio de Lisboa

Feira das Alfaias | Santo Antônio de Lisboa

Apesar de ser uma região mais tradicional e pacata na cidade, Santo Antônio de Lisboa oferece boas opções de entretenimento, além dos bares e restaurantes na orla.

Durante os finais de semana, acontece na praça Roldão da Rocha Pires a Feirinha das Alfaias

Ali, entre as simpáticas barraquinhas, é possível encontrar um mix variado que vai de pinturas de artistas da região, livros, mosaicos, bijuterias e roupas até produtos ligados ao folclore ilhéu, como renda de bilro, artesanato e souvenires com a temática do boi-de-mamão ou das famosas bruxas da ilha da magia.

Aliás, aproveite e visite a Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhoas que abriga uma simpática lojinha de venda de artesanato e uma galeria de arte com peças de arte contemporânea de artistas locais.

Para os cinéfilos, bem pertinho, na rodovia de acesso ao bairro está o Paradigma Cine Arte que oferece sessões diárias com programação diversificada.

OS BARES E RESTAURANTES NA ORLA

Praias do Norte da Ilha | Santo Antônio de Lisboa

Bares na Orla

Em Santo Antônio de Lisboa muitos barzinhos costumam colocar mesas nas calçadas da orla, onde se pode petiscar, beber uma cerveja artesanal, admirar a vista panorâmica da Baía Norte, do continente e da ponte Hercílio Luz e assistir a belíssimos pores do sol nos fins de tarde.

AS FAZENDAS DE PRODUÇÃO DE OSTRA

Fazenda de Ostras em Santo antônio de Lisboa

Fazenda de Ostras em Santo Antônio de Lisboa

No mar de águas tranquilas estão as principais fazendas de ostras da região.

Aliás, a gastronomia focada nos frutos do mar é uma especialidade dos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa, com destaque para o Villa do Porto, que fica num casarão que hospedou D. Pedro II em 1845. Ao lado, está a primeira rua calçada em Santa Catarina.

Para os amantes das experiencias gastronômicas, o Freguesia Oyster Bar oferece uma visita a sua fazenda de ostras e, na volta, é feita um degustação com seis tipos de preparo de ostra harmonizados com caipirinha.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Praia de Santo Antônio de Lisboa na Segunda Metade do Século XX

Praia de Santo Antônio de Lisboa na Segunda Metade do Século XX

A ocupação da região da Praia de Santo Antonio de Lisboa é uma das mais antigas dentre as praias do norte da ilha e de toda a Ilha de Santa Catarina.

Sítios arqueológicos demonstram que a região foi ocupada por grupamentos humanos primitivos, entretanto, os “sambaquis” ali encontrados ainda não foram estudados de modo a oferecer dados concretos de como viviam os seus primeiros habitantes.

Os primeiros registros de luso-brasileiros a ocuparem a região da Praia de Santo Antônio de Lisboa fazem referência a chegada do Padre Mateus de Leão e vinte casais de colonos, em 1698.

No século XVIII, a população do local aumentou um pouco mais quando o Capitão de Ordenanças Manuel Manso de Avelar, juntamente com sua família e mais uma centena de brancos e escravos, se estabeleceu na praia.

A partir de 1748, a Ilha passou a receber casais de açorianos que tinham como missão o povoamento do território. Em 1750 é criada a Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, que em 1756 já era oficialmente chamada de Santo Antônio.

A Praia de Santo Antônio de Lisboa foi uma das regiões que menos recebeu imigrantes, já que a na região já havia pelo menos uma centena de famílias instaladas e um comércio florescente.

No mesmo ano de 1750 foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio e a riqueza de sua arquitetura demonstra a importância econômica que a região obteve no passado.

Em 1943, toda a localidade de Santo Antônio teve seu nome mudado para “Rerituba”, que em tupi-guarani quer dizer “Abundância em Ostras”, porém, em 1948, volta a ter o nome anterior pelo fato de não ter sido bem aceito o novo nome entre os moradores.

Por fim, vale ressaltar que Santo Antonio foi padre agostiniano, depois passou a frade franciscano, foi canonizado pela Igreja Católica e por esta proclamado Doutor da Igreja. Nasceu em Portugal (entre os anos 1191 e 1195), viajou muito, viveu na França e morreu em Pádua, na Itália (1231).

Características da Praia:

Extensão: 1.850 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 02 a 40 metros. 
Distância do Centro de Floripa: 15 Km (27 min. em média) 
Distância do Aeroporto: 25 Km (37 min. em média)

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Norte:

Veja Também: