Trilha Ecológica do Rio Vermelho

Trilha Ecológica do Rio Vermelho: Uma Experiência de Conscientização Ambiental

Localizada em Florianópolis, a Trilha Ecológica do Rio Vermelho oferece aos visitantes uma experiência única de lazer e educação ambiental. Com um percurso de um quilômetro, a trilha se destaca por sua dupla função social: proporcionar contato direto com a natureza e desenvolver a consciência ambiental sobre os impactos negativos do descaso com a natureza e os maus-tratos aos animais.

Os monitores ambientais da ONG R3 Animal acompanham os visitantes, explicando as histórias dos cerca de 150 animais silvestres abrigados em 16 viveiros. Esses animais, que foram vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou acidentes, não têm mais condições de voltar à natureza. Macacos, jabutis, araras e papagaios são algumas das mais de 35 espécies que podem ser observadas durante o passeio.

Inaugurada em abril de 2014, a trilha passou por um período inicial de adaptação dos animais. Diferente das trilhas convencionais, dois terços do percurso são feitos sobre decks de madeira, reduzindo o impacto ambiental sobre o solo e a fauna. Apenas o trecho final é percorrido sobre chão de areia, garantindo acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.

Como visitar a Trilha Ecológica do Rio Vermelho

A visitação é gratuita e ocorre de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Durante a semana, as visitas são agendadas a cada 30 minutos, com prioridade para escolas e grupos previamente agendados. Nos finais de semana, as visitas também são a cada 30 minutos, limitando o atendimento a 650 pessoas por dia para evitar o estresse dos animais.

Endereço: Rodovia João Gualberto Soares (SC-406), Barra da Lagoa, Florianópolis, SC Telefone: (48) 3665-4492
Horário de Visitação:

  • Terça a Sexta: 9h às 16h

  • Sábados, Domingos e Feriados: 10h às 17h

Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone ou visite a Trilha Ecológica do Rio Vermelho e descubra como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na preservação do nosso meio ambiente.