INGLESES

Dentre todos os balneários de Florianópolis, a Praia dos Ingleses é um dos mais movimentados e o que possui a maior população residente, superior a 45 mil habitantes fixos. Entretanto, durante os meses de férias e veraneio, esse número chega a dobrar.

Talvez sua popularidade esteja ligada a geografia peculiar, pois a praia muda totalmente as suas características naturais de uma ponta a outra.

O LADO ESQUERDO É MAIS URBANIZADO

Praia do Ingleses | Lado esquerdo

Praia do Ingleses | Lado Esquerdo

A Praia dos Ingleses é formada por uma grande enseada em curva suave onde, no canto esquerdo, o mar possui ondas fortes, a areia é branca e fofa e a prática de surfe é comum.

Apesar de bastante urbanizado, este lado ainda mantem o aspecto natural por conta da presença da restinga na beira da praia e da mata atlântica que cobre o morro ao fundo.

NO LADO DIREITO PREVALECE A NATUREZA E A HISTÓRIA

Praia dos Ingleses | Lado Direito

Praia dos Ingleses | Lado Direito

No canto direito, mais fechado e protegido pelo costão, o mar é tranquilo e areia é mais amarela. Há um conjunto de dunas ligando-a a Praia do Santinho onde se pode alugar pranchas para praticar o Sandboard ou sua variação mais popular, o Esquibunda.

A PRAIA DOS INGLESES É UM DOS MELHORES POINTS PARA O SURF NO NORTE DA ILHA

Surf na Praia dos Ingleses

Surf na Praia dos Ingleses

Comparada com as vizinhas Praia Brava e Praia do Santinho, a Praia dos Ingleses tem menos frequência de condições propícias ao surf, mas, ainda assim, é um dos melhores points no norte da Ilha.
 
Como a praia tem um formato curvo, característico de baía, protegido por pontas que avançam sobre o mar, a entrada de ondulações propícias a prática do esporte depende muito de condições climáticas específicas.
 
Entretanto, sempre que surgir a presença dos swells de norte, leste e nordeste, com os ventos terrais opostos vindos de sul, oeste ou sudoeste, pode correr para o canto esquerdo dos Ingleses que a praia que vai estar bombando, com ondulações que chegam até dois metros de altura.
 
Como o fundo da praia é todo de areia, formam-se ondas rápidas e potentes que quebram tanto para a direita, como para a esquerda. Não importa se você é iniciante ou está no nivel “Kelly Slater”, na Praia dos Ingleses é possivel encontrar ondas indicadas para praticantes de todos os níveis.

RESTAURANTES E O COMÉRCIO NO CENTRINHO DA PRAIA DOS INGLESES

Restaurantes na Praia dos Ingleses

Restaurantes na Praia dos Ingleses

Na parte central da praia, há uma boa infraestrutura de serviços com bares, restaurantes e um forte comércio com shopping center, que garantem a diversão de todos.

Há uma ampla variedade de estabelecimentos gastronômicos, mas os restaurantes de frutos do mar são o forte da região. Contudo, também há restaurantes com outras especialidades como pizzarias, comida italiana, a quilo, churrascarias, etc.

Uma sugestão é o Restaurante Canto do Mar que oferece no cardápio, pratos da cozinha regional e internacional com ênfase para os frutos do mar.

À noite, durante a temporada de verão, as ruas ficam cheias com as pessoas caminhando e se divertindo nos bares e comércio de rua. Há casas noturnas, restaurantes e botequins, alguns com música ao vivo.

Já fora da temporada, as opções de lazer noturno na região são poucas. Nesta época as opções se concentram nas praias próximas como Jurerê Internacional e Canasvieiras, onde há bares, restaurantes e casas noturnas, assim como os beach clubs mais badalados da cidade.

PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA LAGOA DO JACARÉ E DUNAS DO SANTINHO

Dunas da Praia dos Ingleses

Dunas da Praia dos Ingleses

As Dunas dos Ingleses são montanhas de areia formadas pela ação do vento, sendo um dos principais elementos que compõem a paisagem da Praia dos Ingleses. Sua extensão ultrapassa os sete quilômetros, chegando até a Praia de Moçambique.

IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Igreja da Praia dos Ingleses

Igreja da Praia dos Ingleses

A Capela do Sagrado Coração de Jesus, de arquitetura simples, foi construída bem próxima ao mar em 1881 por iniciativa de um rico morador dos Ingleses. Atualmente, está perdida entre outras construções, mas mantém a simplicidade e abriga as festas tradicionais da comunidade pesqueira, como a Festa do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora dos Navegantes. 

DIVERSÃO GARANTIDA NO ÚNICO PARQUE AQUÁTICO DA REGIÃO

Agua Show Parque

Água Show Parque | Praia dos Ingleses

No caminho para a Praia dos Ingleses, está localizado o Parque Aquático Água Show Park que conta com estrutura de 30 mil m², com sete piscinas e trinta toboáguas.

São dezenas de brinquedos para você passar um dia tranquilo com a família, para se divertir com amigos ou para radicalizar em toboáguas espirais e rampas de granito.

O parque fica aberto todos os dias na temporada de verão e tem funcionamento restrito nos outros meses do ano.

O MUSEU DOS BRUNIDORES

Museu dos Brunidores

Museu dos Brunidores | Praia dos Ingleses

O Museu dos Brunidores ou Museu das Oficinas Líticas foi inaugurado em 2002, contudo, não tem muita divulgação e poucos são os turistas que ouviram falar ou o conhecem. Está situado no canto direito da praia dos Ingleses.
 
De um deque de madeira construído sobre as pedras no costão é possível contemplar as diversas formas geométricas circulares e traços longitudinais e paralelos deixados por homens primitivos a milhares de anos atrás.
 
As gravações foram feitas principalmente em rochas de diabásio, chamadas pela população local de pedra de ferro.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Praia dos Ingleses na Segunda Metade do Século XX

Praia dos Ingleses na Segunda Metade do Século XX

Há algumas versões sobre a origem do nome Praia dos Ingleses. Alguns autores atribuem ao suposto naufrágio de um navio inglês entre os anos de 1683 e 1737.

Outros, vão ainda mais longe e acreditam que a tripulação desse navio tinha algum grau de parentesco com Anne Stuart, rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Há, ainda, a versão de que o nome refere-se à companhia inglesa de exploração de óleo de baleia que existiu na localidade.

Entranto, independente da origem do nome atual, a ocupação da região por grupamentos humanos remonta a milhares de anos.

Na região, há sítios arqueológicos de grupos pré-coloniais que utilizavam as rochas nos costões para a produção de objetos utilitários em pedra, ossos, madeira ou casca de moluscos. Essas oficinas estavam associadas a sítios de habitação denominados sambaquis.

Mais tarde, famílias de descendentes de imigrantes açorianos se deslocaram de lugares como Ganchos (atualmente Governador Celso Ramos) e Biguaçu, estabelecendo na Praia dos Ingleses um povoado agrícola e pesqueiro, onde havia alguns engenhos de açúcar e farinha e também se criava gado e galinhas.

Ingleses não para de Crescer

A partir da década de 1970, com a construção das rodovias SC-401 e SC-403, a atividade turística desenvolveu e intensificou, possibilitando o aumento da oferta de serviços, o incremento no comércio e o crescimento da quantidade de moradores fixos no bairro.

Atualmente, de acordo com o IBGE, o distrito de Ingleses é o segundo maior domicílio eleitoral de município, abaixo apenas do distrito sede que compreende os bairros do centro de Florianópolis.

Características da Praia:

Extensão: 4.830 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 5 a 45 metros. 
Distância do Centro de Floripa: 31 Km (37 min. em média) 
Distância do Aeroporto: 38 Km (49 min. em média)

Onde Fica:

Conheça Outras Praias da Região Norte:

Veja Também: