PRAIA MOLE

Praia Mole é uma praia aberta para o Oceano Atlântico, com ondas fortes e longas, águas cristalinas e limpas, areia branca, fina e encorpada com grãos maiores , que emite um som quando se pisa e o pé afunda.

A VIDA É DURA, MAS A PRAIA É MOLE

Praia Mole

Praia Mole | Florianópolis

Aliás, foi justamente por esta característica que os pescadores da região apelidaram de “chão mole”. Daí o nome Praia Mole.

A Mole, como é carinhosamente chamada pelos moradores da ilha, é considerada uma das praias mais perigosas de Floripa, por causa das constantes ocorrências de afogamento.

Por isso, não é indicada para crianças. São tantas ocorrências no verão que foi instalado ali um dos postos Salva-vidas mais bem equipados da cidade.

Se você for arriscar um mergulho, tome cuidado, com as ondas que costumam dar um caixote nos banhistas, arrastando-os para o mar adentro e para o fundo.

Por ser classificada como Praia de Tombo, na Praia Mole a profundidade aumenta muito rápido, após alguns passos dentro do mar. Por isso, observe sempre as bandeiras de sinalização, e no caso de bandeiras vermelhas, não entre na água. Este é um sinal indicativo de grande perigo e da presença de “valas” e e correntes de retorno.

PAQUERA E AGITO O ANO TODO NA PRAIA MOLE

Praias do Leste da Ilha | Praia Mole

Agito e Muita Azaração no Bar do Deca

Frequentada por uma galera que pratica esportes e curte uma vida saudável, é o point certo para quem procura um lugar para azaração, exibir ou ver corpos atléticos.

Há bares por toda a orla e durante o verão, os quiosques costumam tocar música o dia todo. O mais legal é que nem precisa estar consumindo no bar para curtir o som da banda ou DJ.

O lado esquerdo da praia, em direção ao costão norte, é considerado o point da paquera LGBT. 
É ali que está o famoso Bar do Deca, conhecido por ser um dos mais badalados pontos de encontro gay de Floripa, onde rolam Day Parties temáticas e baladas com DJ.

Além de ficar aberto e bombar o ano todo, é no Bar do Deca que acontece uma das festas mais prestigiadas da ilha e que atrai turistas do país todo.

POINT DO SURF E DO VOO LIVRE

Praia Mole | Surfe

Point do Surfe e do Voo Livre | Praia Mole

A Praia Mole é um dos principais points do surfe na Ilha e, possivelmente, a única praia em que os surfistas não correm o risco de encontrar o mar sem onda.

É uma praia que oferece bastante qualidade para o surfe, com ondas quebrando tanto do lado direito como do esquerdo, com boa consistência, entre 2 a 12 pés. Os ventos terrais sopram de norte a sudoeste e o swell entra de sul e de leste facilmente.

Na Praia Mole é impossível não olhar para o céu e apreciar a galera radical voando de parapente. Muitos turistas já trazem o seu equipamento na bagagem e procuram a Mole justamente para a prática do esporte.

Outros, ao ver o movimento, aventuram-se no primeiro voo. E se você tem esse perfil e que ver toda essa beleza de cima, nós podemos agendar um um voo duplo de parapente com antecedência e segurança para você se preocupar somente com o belo visual.

NO CANTO DIREITO ESTÁ A TRILHA PARA A PRAIA DA GALHETA

Praias do Leste da Ilha | Galheta

Praia da Galheta | Curiosos e Praticantes do Naturismo

Se você curte a natureza em toda a sua plenitude, então precisa conhecer a Praia da Galheta. Mas, para chegar lá, é preciso caminhar um pouco. 
 
A Galheta faz parte do Monumento Natural Municipal da Galheta, uma unidade de conservação com a rica biodiversidade. E para chegar até ela, o visitante tem que atravessar uma trilha que inicia no canto norte (esquerdo) da Praia Mole.
 
A caminhada é leve e dura cerca de 20 minutos. Ao final, você será recompensado com um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas.
 
Totalmente virgem e semi deserta, a Galheta é a única praia da Ilha de Santa Catarina reservada especialmente para a prática do naturismo. Entretanto, esta praia não atrai turistas adeptos do naturismo.
 
A grande maioria dos de seus frequentadores são surfistas em busca de boas ondas, pescadores e pessoas que gostam de privacidade. Mas, também tem uns poucos curiosos, que vão ali apenas para dar uma espiadinha no pessoal que está pelado.

A PRAIA MOLE TAMBÉM TEM HISTÓRIA

Praia Mole na Segunda Metade do Século XX

Praia Mole na Segunda Metade do Século XX

Inicialmente, a Praia Mole era conhecida como Praia da Lagoa, conforme o mapa de 1870, e se estendia por toda a costa leste até a Ponta das Aranhas. Depois, não se sabe a partir de quando, passou a ser chamada de Praia do Retiro da Lagoa.

Até os anos 70, a Praia Mole era deserta, frequentada apenas por alguns proprietários de terra, principalmente os da família Gonzaga.

Na década de 1980, os primeiros surfistas começaram a chegar em busca de altas ondas. Foi então que surge o primeiro estabelecimento de hospedagem na região, Hotel Cabanas da Praia Mole, que começou a movimentar turisticamente a praia.

DICAS IMPORTANTES PARA CONHECER A PRAIA MOLE

  • Para chegar a Praia Mole você poderá acessa-la por duas direções. Vindo do centro de Floripa, através da Av. das Rendeiras ou, para quem vem do norte da ilha, através do Rio Vermelho e a Barra da Lagoa.

  • No verão, independente de onde você esteja hospedado ou por onde você decida chegar a Praia Mole, prepare-se para longos engarrafamentos. Tanto na ida como volta.

  • Se você pensa em ir na Praia Mole com ônibus de excursão durante a temporada, pense duas vezes. Além de perder muito tempo em congestionamentos, os espaços para o estacionamento de ônibus de turismo são reduzidos.

  • Dê preferencia aos estacionamentos particulares, pois são comuns os arrobamentos de veículos com furtos e o estacionamento ao logo da via é proibido, com a polícia multando e retirando os veículos em situação irregular.

Características da Praia:

Extensão: 960 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 10 a 90 metros. 
Distância do Centro – Praça XV : 18 km (38 min. em média).
Distância do Aeroporto: 20 km (42 min. em média).

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Leste:

Veja Também: