PRAIA DA JOAQUINA

Praia da Joaquina ou Joaca, como é apelidada pelos nativos, é a praia das “altas” ondas. Geralmente geladas, já foram dropadas por grandes nomes do surfe, sendo sede de campeonatos nacionais e até mundiais. Os eventos de surfe, realizados desde a década de 70, deram reconhecimento internacional à Joaquina.

Assim como a vizinha Praia Mole, reúne a garotada jovem e esportista. Também é frequentada por famílias e várias excursões de turismo do Brasil e do exterior. No verão, as areias da Joaca se tornam palco de eventos, muitos deles esportivos.

Assim como Moçambique e Barra da Lagoa, as praias da Joaquina e do Campeche são ligadas pela mesma faixa de areia. Mas por fator geográfico, a Lagoinha Pequena é oficialmente o marco inicial da praia, que se estende até a Ponta do Retiro. A Joaquina é cercada por muitas dunas, que ficam bem movimentadas na alta temporada.

A PRAIA

Praia da Joaquina | Leste da Ilha | Florianópolis

Praia da Joaquina | Florianópolis

A Joaquina possui uma extensão de três mil metros e uma faixa de areia entre 8m e 80m. As areias são claras e finas. Possui as mesmas características do mar da Praia Mole; é forte, bravo e traiçoeiro. Aberta para o Oceano Atlântico, a praia é de tombo, ou seja, logo após a zona de varrido a profundidade pode aumentar abruptamente. Isto acontece por que o relevo do fundo possui grande inclinação.

As ondas são fortes e longas, predominantemente do tipo mergulhantes (caixote), podendo levar os banhistas mar adentro ou para o fundo; mesmo estando na parte rasa. Um pouco antes e durante a maré alta (luas nova e cheia), percebe-se bem o repuxo,outra peculiaridade deste tipo de praia e que também deixa o banho de mar ainda mais perigoso.

O SURFE NA PRAIA DA JOAQUINA

Surf na Joaquina

Surf na Joaquina

A praia da Joaquina é, com certeza, o point de surf mais famoso de Florianópolis, inclusive, tendo sido sede dos campeonatos importantes como o OP Pro e Hang Loose, em 1985 e 1986. Desde então, os melhores surfistas do planeta tem frequentado a praia, tornando-a conhecida em todos os cantos do mundo. 

A “Joaca”, como é mais conhecida, tem o fundo todo em areia, o que favorece as ondas quebrarem para a esquerda, vindo da pedra em direção o meio da praia. Em dias de Swell, de quadrante sul e leste com vento terral de quadrante noroeste, as ondas ficam fortes e tubulares.

É um dos lugares com maior frequência de condições para a prática do esporte na da ilha e, se você gosta de desafio e aventura, nos dias de ressaca as ondas podem chegar até 04 metros, o que exige muita disposição para entrar na água.

Quando for surfar na Joaquina, chegue no sapatinho e respeite os locais, pois esta praia é a queridinha da galera. Portanto, esteja preparado para um forte localismo presente.

AS DUNAS DA PRAIA DA JOAQUINA SÃO O BERÇO DO SANDBORD

Sandboard na Joaquina

Sandboard na Joaquina

Quem chega ou sai da Praia da Joaquina é obrigado a passar pelas Dunas. No trajeto, é impossível não se sentir atraído pela quantidade de pranchas coloridas ficandas na areia. Essas são as pranchas utilizadas num esporte radical, genuinamente inventado em Floripa, chamado Sandboard.
 
O surfe de areia, ou Sandboard, em inglês, pode ser praticado o ano todo. Você pode descer em pé ou sentado, não importa. O único cuidado é com o vento. Quando o vento sul ou nordeste está soprando com intensidade, a prática fica um pouco desconfortável a prática, mas se estiver fraco ou moderado, a diversão é garantida.
 
Para os mais radicais, vale descer a Waimea, uma duna com quase 40 m de altura. Duro é subir de volta. Não há necessidade de comprar a prancha, pois há varios pontos onde pode alugar uma por preços acessíveis.

A PEDRA DA JOAQUINA

Praia da Joaquina | Passeios em Florianópolis

Pedra da Joaquina

O aglomerado de rochas, situado à esquerda, chama a atenção pelo tamanho das pedras e beleza. Compensa acordar cedinho e esperar o nascer do sol, chamado por muitas pessoas de singular.

Assim que termina a faixa de areia e começa o costão, observe duas grandes depressões na rocha negra.

Essas marcas fazem parte de um sítio arqueológico e as depressões são bacias de polimento utilizadas pelos grupamentos primitivos que habitaram o litoral catarinense.

Se você ficou curioso para saber mais sobre a Pedra da Joaquina, eu conto tudo sobre ela durante o nosso City Tour Floripa Por Inteiro.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA PRAIA DA JOAQUINA

Praia da Joaquina na Segunda Metade do Século XX

Praia da Joaquina na Segunda Metade do Século XX

Inicialmente, a praia era conhecida como Praia do Mandú, quando toda a faixa litorânea desde a praia da Armação era considerada uma mesma praia, Ponta das Garças, por estar sempre habitada por aves desta espécie; Praia do Mar Grosso, por causa das ondas bravias; Praia das Dunas, pois antes construção da estrada, o acesso era feito através das dunas. E, a partir de 1975, como Praia da Joaquina.

A origem do nome da praia está envolto em mistérios e versões. A mais aceita e conhecida é a que conta que Joaquina era uma rendeira, muito querida na comunidade da Lagoa da Conceição, por cuidar dos pescadores que circulavam por entre os ranchos de pesca à beira mar.

Certo dia, ela estava sobre as pedras no costão da praia, a tecer suas rendas de bilro, quando uma forte onda a arrastou para o mar. Seu corpo foi encontrado dias depois, junto as pedras da praia e, desde então, a Praia do Mar Grosso passou a ser conhecida como a Praia da Joaquina.

Características da Praia:

Extensão: 3.000 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 08 a 80 metros. 
Distância do Centro – Praça XV : 19 km (38 min. em média).
Distância do Aeroporto: 21 km (44 min. em média). 

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Leste:

Veja Também: