GALHETA
A Praia da Galheta
Na Galheta, Ficar Pelado é um Mero Detalhe
Totalmente virgem e semi deserta, a Galheta é a única praia da Ilha de Santa Catarina reservada especialmente para a prática do naturismo.
O movimento naturista está presente na Galheta há mais de 20 anos, desde a década de 1980, e preconiza um comportamento que vai além do simplesmente “ficar pelado”, pois estimula o autorrespeito, o respeito pelo outro, a harmonia com a natureza, o compromisso com a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Ao contrário de outras praias nudistas, na Galheta não há fiscalização na entrada, nem obrigação de tirar a roupa. Ou seja, fica pelado quem quer.
Apesar de estar localizada entre duas das praias mais movimentadas da Ilha de Santa Catarina, Mole e Barra da Lagoa, a Galheta não atrai turistas em massa. A grande maioria dos de seus freqüentadores são surfistas em busca de boas ondas, pescadores e pessoas que gostam de privacidade.
O Acesso a Praia da Galheta é Feito Somente por Trilha
A Praia da Galheta faz parte do Monumento Natural Municipal da Galheta, uma unidade de conservação com a rica biodiversidade. E para chegar até ela, o visitante tem apenas uma forma de acesso – as trilhas.
A mais curta e, disparada, a mais utilizada, é a que sai do canto norte (esquerdo) da Praia Mole. A caminhada é leve e dura cerca de 20 minutos.
Já, a mais longa, e que tem muitos outros atrativos além da praia, tem início após atravessar a ponte de ferro sobre o Canal da Barra da Lagoa.
Da base da trilha até o primeiro mirante são apenas 20 minutos de caminhada por um caminho íngreme, mas quando se chega ao topo, a vista deslumbrante compensa todo o esforço. A partir daí é só curtir e apreciar o show de belas paisagens. Se você ficou interessado, então precisa conhecer o nosso passeio AQUI!.
Um Pouco da História da Praia da Galheta
Os registros mais antigos sobre o nome desta praia demonstram que ela era chamada de Calheta, pelo seu formato entre dois trechos de terra (costões) que avançam em direção ao mar parecendo uma “Calha”. Ao longo do tempo foi alterado para Galheta.
Na década de 1980, devido ao crescimento da especulação imobiliária em Florianópolis, um grupo de naturistas, ecologistas e políticos pressionaram o poder público pela criação de uma área de proteção ambiental. O resultado foi a criação do Parque Municipal da Galheta que, atualmente, abrange uma área com cerca de 250,92 hectares.
Como Chegar de Carro da Praia da Galheta?
Para chegar até a Praia Mole partindo do Centro, siga pela Avenida Beira-Mar Norte até o elevado do CIC – pegue o acesso à direita que leva a Avenida da Saudade. De lá, siga pela Rodovia Admar Gonzaga, no bairro Itacorubi, até a Lagoa da Conceição. Siga as placas de sinalização ao longo da Avenida das Rendeiras até a Praia Mole. Na Praia Mole, caminhe em direção ao lado esquerdo da praia até o costão rochoso ao final da orla de onde sai uma trilha que leva à Praia da Galheta.
Como Chegar de Ônibus na Praia da Galheta?
Características da Praia:
Extensão: 810 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 5 a 35 metros.
Distância do Centro – Praça XV : 19 km (44 min. em média).
Distância do Aeroporto: 21 km (46 min. em média).