BARRA DA LAGOA

Barra da Lagoa é uma daquelas praias que chamam atenção pelos contrastes. De um lado, o verde esmeralda do oceano atlântico, com sua água fria e a longa faixa de areia branca. Do outro, o Canal da Barra, com o seu vai e vem de embarcações de pesca e lazer.

Por ser a continuação da Praia do Moçambique, a Barra da Lagoa é uma praia de mar aberto com característica de praia mista, ou seja, dependendo das condições de vento e maré, ela pode ou não ter ondas.

A BARRA DA LAGOA ATRAI UM PÚBLICO DIVERSIFICADO

Praia da Barrqa da Lagoa Vista da Trilha Para a Galheta

Praia da Barra da Lagoa Vista da Trilha Para a Galheta

Frequentemente , o mar é mais tranquilo no canto direito da praia por conta da influência do molhe, que quebra as ondas, e da saída do canal.

No entanto, se você prefere ondas maiores, deve caminhar por mais ou menos um quilômetro para a esquerda, onde a influência do mar aberto é mais forte e a inclinação da faixa de areia se torna mais aguda e irregular, o que gera ondas maiores.

A Barra da Lagoa atrai um público diversificado, que vai de famílias com crianças e idosos a jovens em busca de ondas para o surf e o kite surf, bem diferente da vizinha Praia Mole, onde os jovens predominam.

Os turistas estrangeiros também gostam desta praia, mas não são maioria. Em geral, além dos argentinos e uruguaios, a praia também é muito procurada por norte-americanos e europeus.

NO CENTRINHO DA BARRA DA LAGOA, TRADIÇÃO E BOA GASTRONOMIA

Sequência de Camarão na Lagoa da Conceição

Sequência de Camarão | Barra da Lagoa

Quem passeia pelas ruas estreitas e travessas da Barra da Lagoa, logo nota a forma cordial como o ilhéu da Barra da Lagoa trata o visitante, não importando se ele é turista ou morador de outro bairro. Esse jeito peculiar faz parte da herança deixada pelos imigrantes luso-açorianos que formaram esta antiga vila de pescadores e que ainda se orgulha de ostentar o status de maior núcleo pesqueiro da cidade.

Centrinho da Barra da Lagoa é a parte da praia onde estão concentrados os diversos estabelecimentos comerciais, barracas de artesanato, a igreja de São Pedro, padroeiro dos pescadores, pousadas, hostels e a maioria dos restaurantes da região.

E por falar em gastronomia, seja à beira-mar ou às margens do canal da barra, a principal especialidade dos restaurantes da Barra da Lagoa são os frutos do mar. Mas, há opções para todos os gostos, que vão do sushi até a famosa Sequência de Camarão. E se você prefere restaurantes que servem refeições no estilo buffet ou mesmo na modalidade prato executivo, há boas opções com preço justo.

Por volta do mês de maio até julho, o visitante tem uma atração a mais com a temporada de tainha, quando churrasqueiras são improvisadas na frente de alguns restaurantes para preparar a tainha (Mugil liza) na brasa.

TRILHAS FANTÁSTICAS MISTURAM BELEZA NATURAL E ARQUEOLOGIA

Praias do Leste da Ilha | Prainha da Barra da Lagoa

Prainha da Barra da Lagoa, também conhecida como Prainha do Leste

Para quem visita ou está hospedado na Praia da Barra da Lagoa e gosta de aventura uma opção interessante é conhecer as trilhas da região. Há três trilhas que podem ser feitas.

Para chegar até elas é necessário cruzar a ponte sobre o canal. Para conhecer a Trilha do Farol e a Trilha das Piscinas Naturais, é preciso dobrar à esquerda onde existe um caminho entre as residências e pousadas e seguir as placas que levam a Prainha da Barra.

TRILHA DO FAROL DA BARRA DA LAGOA

Trilha do Farol da Barra da Lagoa

Trilha do Farol da Barra da Lagoa

A Trilha do Farol da Barra têm o trajeto curto e com subida gradativa. Entretanto, devido a falta de manutenção, a trilha dura, em média, 01 hora de caminhada.

Depois de atravessar a ponte do Canal da Barra e chegar na Prainha da Barra, siga pelo canto direito da praia por uns 80 metros até uma indicação pintada numa pedra. Depois, é só seguir a trilha por, aproximadamente, 20 minutos até chegar ao cume.

No alto do morro, sobre uma laje de pedra, a cerca de 200 metros de altura, está localizado o Farol da Barra da Lagoa. Lá de cima é possível avistar as praias da Barra da Lagoa, Moçambique, Lagoa da Conceição e o Parque do Rio Vermelho.

TRILHA PARA AS PISCINAS NATURAIS

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Após uns 5 minutos de caminhada, chega-se a Prainha da Barra. Siga para a direita em direção ao caminho que contorna o costão. O percurso dura uns 15 minutos, são apenas 600 metros, em meio à vegetação e se chega as famosas piscinas naturais.

É importante ressaltar que, na verdade, não são piscinas naturais, mas sim parte do costão rochoso que forma o litoral desta região.

Conforme a direção do vento e da ondulação, este recanto de pedras se transforma num lugar perfeito para a prática do mergulho de apinéia (Snorkeling).

Em suas águas cristalinas é possível avistar muitos peixinhos coloridos como Marimbaus, Sargentinhos e Donzelinhas.

Vale advertir os mais impetuosos que nas Piscinas Naturais não há serviço regaste salva-vidas o ano todo, mas somente na temporada.

Durante o verão costumam acontecer acidentes, principalmente os causados por tombos e escorregões nas pedras do local.

Seguindo mais adiante nesta mesma trilha é possível chegar na Pedra do Frade, um monumento neolítico formado por três grandes blocos de granito que, segundo o pesquisador Adenir Ramos “Maninho“, no passado era utilizado como observatório astronômico para a marcação dos solstícios de verão e inverno por povos primitivos que viveram nesta região.

TRILHA DA BARRA DA LAGOA PARA A GALHETA

Trilha da Boa VistaTrilha da Barra da Lagoa até a Galheta é cheia de visuais lindos e uma das mais procuradas da região. Para chegar lá, é preciso atravessar a ponte sobre o Canal da Barra da Lagoa e dobrar à direita no final. Então, siga pela viela que dá acesso as residências até a última casa.

Na entrada da trilha há uma placa explicando sobre o percurso que faz parte do Monumento Natural Municipal da Galheta, uma área de preservação que conta com uma área total de 149,3 hectares que abrange parte da Barra da Lagoa, Praia da Galheta até a Praia Mole.

A caminhada dura umas 02 horas, e é necessário ter bom preparo físico para subir até cerca de 200 m de altura, mas quando se chega ao Mirante da Boa Vista a visão panorâmica recompensa todo o esforço.

No caminho, ainda é possível admirar a vegetação característica da mata atlântica, com palmeiras de butiá, cactus mandacaru e orquídeas selvagens, entre muitas outras espécies.

Experimente descer até a Praia da Galheta para dar aquele mergulho revigorante no mar. Mas, não se assuste se encontrar alguém pelado. Nessa praia pode. Se tiver fôlego, o retorno pode ser feito pela mesma trilha, mas existe um acesso à Praia Mole, no canto direito, por um caminho mais curto e acessível. Por segurança, prefira fazer o percurso em grupo e durante o dia.

UNICA BASE DO PROJETO TAMAR NO SUL DO BRASIL

Tartaruga no Projeto Tamar | Florianópolis

Tartaruga no Projeto Tamar | Florianópolis

A Barra da Lagoa foi escolhida, em abril de 2005, para abrigar a única base do Projeto Tamar no sul do Brasil e a visitação está aberta todos os dias, inclusive feriados.

Entretanto, essa base tem como principal objetivo conscientizar e sensibilizar a população quanto à necessidade de conservar as tartarugas marinhas e também funciona um centro de reabilitação de animais que são capturados nas redes de pesca ou feridos no mar e nas praias.

Todos os dias durante o horário de visitação é possível participar de uma visita guiada pelo complexo e acompanhar a alimentação dos animais (15h30). O Museu Aberto da Tartaruga Marinha possui quatro das cinco espécies que desovam no Brasil, mantendo um plantel de 10 animais em diferentes tamanhos e fases de vida. As escolas podem agendar visitas previamente por telefone.

O CANAL DA BARRA É UM ATRATIVO A PARTE

Canal da Barra da Lagoa

Canal da Barra da Lagoa

Se já não bastasse toda a beleza natural da Praia da Barra da Lagoa com seus morros cobertos de mata nativa, trilhas que levam a mirantes com vistas magníficas, costões com piscinas naturais e sítios arqueológicos milenares, ainda tem o Canal da Barra.

Com águas calmas e claras, é comum encontrar pessoas nadando ou praticando esportes aquáticos, como stand-up e caiaque. Ao longo do canal, há vários restaurantes, com decks sobre a água onde é possível comer aquele peixinho frito enquanto admira o trânsito das embarcações que entram e saem pelo canal.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Os registros mais antigos da presença humana nesta região datam de aproximadamente 5.500 A.P. e estão intimamente ligados aos grupamentos humanos formados por caçadores-coletores e a cultura dos sambaquis.

Alguns vestígios dessa presença humana antiga podem ser encontrados sob a ponte pênsil, na forma de cavidades circulares nas pedras à beirado canal, onde esses povos primitivos moldavam e afiavam seus instrumentos de uso cotidiano. Mais tarde, duzentos anos antes da chegada dos invasores europeus, os Carijó se estabeleceram no litoral vindos do interior.

Em meados do século XVIII, já sob o domínio português, foi fundada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. A partir de então, os casais luso-açorianos, e seus descendentes, foram se espalhando pela costa leste da Ilha de Santa Catarina.

Nesse tempo, a praia, que vai dos molhes até a o Morro das Aranhas, era chamada de Praia da Lagoa e abrigava uma vila de pescadores, simples e pacata. Entretanto, foi somente a partir de 1995 que a localidade foi definitivamente desmembrada da Lagoa da Conceição, tornando-se um novo distrito com o nome de Barra da Lagoa.

Características da Praia:

Extensão: 650 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 10 a 50 metros. 
Distância do Centro de Floripa: 22 Km (48 min. em média)
Distância do Aeroporto: 24 Km (52 min. em média)

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Leste:

Veja Também: