PRAIAS SECRETAS EM FLORIANÓPOLIS

Você sabia que existem Praias Secretas em Florianópolis e que a grande maioria dos nativos e turistas desconhece ou nunca colocou os pés lá? Pois bem, agora você vai conhecer algumas delas.

Os midiáticos chutam que são 42 praias em Floripa. Já os estudiosos e pesquisadores, afirmam categoricamente que passam de 100. Nós listamos 53 delas em nosso post Praias em Florianópolis, Qual a melhor? A verdade é que ninguém sabe exatamente o número correto de praias em Floripa.

Quando o assunto é praia, há os que preferem ter que disputar lugar na areia para colocar o guarda-sol em meio às principais praias da Ilha de Santa Catarina. Jurerê Internacional e Mole são as mais procuradas por causa dos seus beach clubs, mansões descoladas, bares e restaurantes com gastronomia badalada.

De outro lado, tem quem prefira CanasvieirasInglesesCampeche e Joaquina, com apelo mais popular, onde reinam os carrinhos de sorvete, vendedores de chapéus e saídas de praia, além de todos os aparelhos de som ligados ao mesmo tempo, tocando do sertanejo ao funk carioca.

O fato é que a maioria das pessoas busca conhecer os lugares que mais ouvem notícias e, naturalmente, estas famosas praias sempre atraem mais gente.

Entretanto, há quem deseje o inusitado, o exclusivo, o fora do comum. É para essas pessoas especiais que vamos revelar algumas praias escondidas em Florianópolis que não aparecem nos roteiros tradicionais e que demandam algum esforço para serem alcançadas. Mas, tenha certeza de uma coisa – Vale a Pena Conhecê-las!

QUAIS SÃO AS PRAIAS SECRETAS DE FLORIANÓPOLIS?

1. Canajurê

Canajure | Norte da Ilha | Praias Secretas

Praia Canajurê | Norte da Ilha

É uma das Praias Secretas cuja a maioria dos moradores, mesmo os nativos, desconhece. Por isso, é considerada um dos recantos mais preciosos da cidade.

Canajurê é formado por um conjunto de pequenas praias, acessíveis somente por uma trilha que inicia no canto norte da Praia de Jurerê, tem menos 100 metros de extensão. O mar nessa região tem água cristalina e quente, ondas suaves, fundo de areia fina e com declive bem suave, sendo ideal para quem gosta de privacidade para relaxar e curtir o pôr-do-sol naquela vibe alto astral.

O acesso é feito pela pela Servidão Waldemar Medeiros, ao lado da marina CROA. Para não dizer que não há algum serviço, existe um quiosque mantido pelos pescadores da região. Uma boa dica é levar alimentos e bebidas e fazer um pique nique, seja com a família ou amigos. Conheça mais sobre Canajurê no nosso post especial sobre a praia!

2. Praia da Tainha

Praias do Norte da Ilha | Praia da Lagoinha

Praia da Tainha | Norte da Ilha

Para os aventureiros e irrequietos, que adoram explorar novas possibilidades, na Lagoinha há uma trilha que leva a duas pequenas praias paradisíacas e exclusivas que são chamadas pelos nativos de Praia da Tainha.

Essa praia é frequentada, na maior parte do tempo, pelos moradores e pescadores da região que a utilizam para pesca, principalmente durante a safra da tainha.

Para chegar até elas é preciso caminhar até o canto direito da praia Lagoinha, nas pedras. O trajeto corre junto aos muros das residências, entre os costões e dura menos de dez minutos.

3. Praia do Calhau Miúdo

Praia do Calhau Miúdo | Norte da Ilha

Praia do Calhau Miúdo | Norte da Ilha

A mais desconhecida das Praias Secretas, está localizada entre as praias do Santinho e do Moçambique, sendo acessada somente por trilha.

Para chegar até ela é necessário percorrer a trilha que liga as duas praias pelo costão.

Quem faz a trilha inteira, em direção ao Moçambique, é capaz de passar pelo local sem tomar consciência da pequenina praia do Calhau Miúdo. Ela não tem faixa de areia aparente, exceto na maré baixa, mas é possível deixar bolsas e pertences nas pedras ou no gramado e passar o dia sentado com a água sempre a 10 centímetros.

Entre as atrações do passeio estão as oficinas líticas, costões, córregos e uma vista panorâmica das Ilhas das Aranhas e para as praias do Santinho e Moçambique. A trilha tem 2.200 metros de extensão e dura aproximadamente 1h, contendo durante o percurso muitos pontos de difícel caminhada, com  pedras e descidas íngremes. A trilha não é recomendada para crianças e nem para ciclistas.

É importante que os aventureiros realizem a trilha com um vestuário adequado, utilizando roupas leves. Também é recomendado o uso de bonés, tênis com sola aderente, calças ou bermudas e meias altas, por conta das inúmeros gravatás cortantes, trechos com lama, costões e mata rasteira.

4. Praia do Gravatá

Praia do Gravata | Praias do Leste da Ilha

Praia do Gravatá | Leste da Ilha

Essa praia aconchegante está localizada entre as praias Mole e Joaquina, sendo mais uma dentre as  Praias Secretas da cidade que a maioria dos moradores de Florianópolis e região nunca puseram os pés ou sequer sabem da sua existência.

Apesar de estar voltada para o oceano atlântico, sua formação, em formato de enseada, fica protegida das ondulações e marés por um costão rochoso chamado Ponta do Gravatá.

A Praia do Gravatá é pequena, tem areia fina, alva e macia, do tipo que o pé afunda suavemente quando se pisa. As águas são frias, cristalinas e com forte salinidade. O tamanho das ondas varia conforme a direção da ondulação. Quando a ondulação vem do quadrante norte, as ondas ficam fortes. Por outro lado, quando surgem de quadrante leste ou sul, a praia vira uma grande piscina azul. Veja mais detalhes no nosso post sobre a Praia do Gravatá.

5. Praia Secreta

Praia Secreta | Leste da Ilha

Praia Secreta | Leste da Ilha

Praia Secreta ou “Secret Point” como alguns gostam de chama-la, nunca teve um nome vulgar e nem nunca apareceu nos mapas da cidade. Talvez por causa do seu acesso que sempre foi restrito e por estar em uma área onde a ocupação urbana é recente. Atualmente, é o xodó dos surfistas, que fazem de tudo para que ela continue sempre incógnita e exclusiva. Para chegar até esta praia, há dois caminhos.

Um que parte da praia do Gravatá e o outro, mais fácil, que parte da Estrada Geral da Joaquina. Esta trilha tem uma particularidade, apesar de curta, tem uma série de outros caminhos de pescadores que vão para outros lugares, por tanto, é preciso estar concentrado ou ir acompanhado de Guia de Turismo.

Assim que se começa a descer o morro, já se ouve o barulho do mar. Você só vai visualizar a praia quase no final da caminhada, mas a vista é espetacular. Fique atento, pois esta praia tem fundo de pedra, o que demanda um cuidado redobrado ao entrar na água por conta das cracas super afiadas. Saiba mais sobre a Praia Secreta AQUI!

6. Praia do Saquinho

Praia do Saquinho | Sul da Ilha | Florianópolis | Santa Catarina | Praias Secretas

Praia do Saquinho | Sul da Ilha

Dentre todas as Praias Secretas listadas, a Praia do Saquinho é uma das mais conhecidas e movimentadas, mas mesmo assim oferece toda a comodidade de um local deserto. Localizada no ponto mais ao sul na costa sudeste da Ilha de Santa Catarina, é acessível somente por uma trilha que parte do canto sul da Praia da Solidão.

Durante a primeira parte do percurso, ao longo da encosta do Morro do Trombudo, há momentos de tirar o fôlego, ora pelas lindas vistas panorâmicas de toda a orla da região, com destaque para as praias da Solidão, Açores e Pântano do Sul, ora pelos trechos íngremes que exigem algum preparo físico.

Após chegar ao topo, a trilha entra mata adentro e segue coberta pela vegetação. Quando começa a descida para a praia, redobre a atenção pois, por causa da umidade e pouco incidência de luz solar, o trilho de cimento pode estar escorregadio por causa do limo acumulado.

No trajeto, há vários riachos com água fresca. Quase chegando à praia existem algumas casas em madeira, umas abandonadas e outra apenas para veraneio, pertencentes aos poucos habitantes do local. Esta é uma das últimas comunidades da Ilha que conservam os costumes nativos. Saiba mais sobre a Praia do Saquinho AQUI!

7. Lagoinha do Leste

lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste | Leste da Ilha

Lagoinha do Leste está entre as praias mais mais selvagens da Ilha de Santa Catarina. Seu acesso é feito por trilha e, quando as condições de navegação permitem, por mar.

As águas são limpas e cristalinas, com ondas bravias e forte arrebentação por conta do mar aberto. A areia é clara e fina – com largura que varia entre dez e 120 metros.

Praia, costões, lagoa, cachoeira e mata nativa. Esses ingredientes estão todos juntos na Lagoinha do Leste, que esconde seu encanto entre os morros do Sul da Ilha de Santa Catarina.

E, se você quer conhecer esse espetáculo da natureza, então conheça o nosso Passeio Trilha da Lagoinha do Leste

8. Naufragados

Praia dos Naufragados

Praia dos Naufragados | Sul da Ilha

Naufragados é a praia mais ao sul na Ilha de Santa Catarina. Essa pérola, acessível àqueles que tem espírito aventureiro, abriga uma paisagem natural praticamente intocada, onde não há carros, barulho de cidade ou poluição.

O acesso é feitos somente por trilha ou por barco. Mas, todo esforço vale a pena para conhecer este paraíso que guarda mistérios históricos e ruínas de edificações dos séculos passados. Quer saber mais? Então, conheça o nosso passeios pela Trilha da Praia de Naufragados.

9. Caiacanga Mirim

Caiacanga Mirim | Praia da Base Aérea | Sul da Ilha | Florianópolis | Santa Catarina

Caiacanga Mirim | Praia da Base Aérea

Essa é a mais exclusiva das Praias Secretas pois fica dentro de uma área militar pertencente a Base Aérea de Florianópolis.

Caiacanga Mirim tem pequena extensão e uma faixa de areia estreita, grossa e em tom amarelado.

As águas são calmas e mornas, bem transparentes em dias de vento sul, apesar do fundo do mar ser lodoso e repleto de pequenas conchas. Silenciosa, é perfeita para relaxar e se desconectar do frenesi da cidade. 

Uma pena que somente militares, seus parentes e convidados é que podem desfrutar dessa maravilha. O nome Caiacanga Mirim significa, no Tupi-Guarani, Ponta de Terra em Forma de Pequena Cabeça de Macaco. Descubra mais sobre a Praia Caiacanga Mirim.

Assista aos vídeos do nosso canal:

Veja Também: