SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
Santo Antônio de Lisboa é a atual queridinha, dentre as praias do norte da ilha, não pela praia em si, mas pela atmosfera encantadora que os casarios antigos e ruas estreitas desta pequena localidade tradicional oferece.
A PRAIA
A praia Santo Antônio de Lisboa tem as mesmas características da praia Cacupé, ou seja, é composta por pequenos trechos de orla com areia de granulação média, que se mistura com casca de pequenos crustáceos, como o Berbigão.
Em alguns pontos, por causa do desague de pequenos riachos e a proximidade com o manguezal, a areia pode assumir uma coloração que varia do amarelo alaranjado ao cinza escuro.
ONDE SE HOSPEDAR EM SANTO ANTÔNIO DE LISBOA?
Santo Antônio de Lisboa ainda mantém as caracteríticas e o charme de um pequeno vilarejo, então a infraestrutura de hospedagem é mais simples, sem deixar de ser sofisticada e conchegante.
Na região é possivel encontrar pousadas com atendimento familiar, onde se pode curtir o ambiente de paz e tranquilidade. Uma opção vem crescendo bastante é a oferta de casas para aluguel.
As opções são variadas e vão desde propriedades com alto padrão até imoveis mais antigos que ainda preservam a arquitetura do período colonial.
O QUE TEM PRA FAZER EM SANTO ANTONIO DE LISBOA?
Apesar de ser uma região mais tradicional e pacata na cidade, Santo Antônio de Lisboa oferece boas opções de entretenimento, além dos bares e restaurantes na orla.
Durante os finais de semana, acontece na praça Roldão da Rocha Pires a Feirinha das Alfaias
Ali, entre as simpáticas barraquinhas, é possível encontrar um mix variado que vai de pinturas de artistas da região, livros, mosaicos, bijuterias e roupas até produtos ligados ao folclore ilhéu, como renda de bilro, artesanato e souvenires com a temática do boi-de-mamão ou das famosas bruxas da ilha da magia.
Aliás, aproveite e visite a Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhoas que abriga uma simpática lojinha de venda de artesanato e uma galeria de arte com peças de arte contemporânea de artistas locais.
Para os cinéfilos, bem pertinho, na rodovia de acesso ao bairro está o Paradigma Cine Arte que oferece sessões diárias com programação diversificada.
OS BARES E RESTAURANTES NA ORLA
Em Santo Antônio de Lisboa muitos barzinhos costumam colocar mesas nas calçadas da orla, onde se pode petiscar, beber uma cerveja artesanal, admirar a vista panorâmica da Baía Norte, do continente e da ponte Hercílio Luz e assistir a belíssimos pores do sol nos fins de tarde.
AS FAZENDAS DE PRODUÇÃO DE OSTRA
No mar de águas tranquilas estão as principais fazendas de ostras da região.
Aliás, a gastronomia focada nos frutos do mar é uma especialidade dos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa, com destaque para o Villa do Porto, que fica num casarão que hospedou D. Pedro II em 1845. Ao lado, está a primeira rua calçada em Santa Catarina.
Para os amantes das experiencias gastronômicas, o Freguesia Oyster Bar oferece uma visita a sua fazenda de ostras e, na volta, é feita um degustação com seis tipos de preparo de ostra harmonizados com caipirinha.
UM POUCO DA HISTÓRIA DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
A ocupação da região da Praia de Santo Antonio de Lisboa é uma das mais antigas dentre as praias do norte da ilha e de toda a Ilha de Santa Catarina.
Sítios arqueológicos demonstram que a região foi ocupada por grupamentos humanos primitivos, entretanto, os “sambaquis” ali encontrados ainda não foram estudados de modo a oferecer dados concretos de como viviam os seus primeiros habitantes.
Os primeiros registros de luso-brasileiros a ocuparem a região da Praia de Santo Antônio de Lisboa fazem referência a chegada do Padre Mateus de Leão e vinte casais de colonos, em 1698.
No século XVIII, a população do local aumentou um pouco mais quando o Capitão de Ordenanças Manuel Manso de Avelar, juntamente com sua família e mais uma centena de brancos e escravos, se estabeleceu na praia.
A partir de 1748, a Ilha passou a receber casais de açorianos que tinham como missão o povoamento do território. Em 1750 é criada a Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, que em 1756 já era oficialmente chamada de Santo Antônio.
A Praia de Santo Antônio de Lisboa foi uma das regiões que menos recebeu imigrantes, já que a na região já havia pelo menos uma centena de famílias instaladas e um comércio florescente.
No mesmo ano de 1750 foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades e Santo Antônio e a riqueza de sua arquitetura demonstra a importância econômica que a região obteve no passado.
Em 1943, toda a localidade de Santo Antônio teve seu nome mudado para “Rerituba”, que em tupi-guarani quer dizer “Abundância em Ostras”, porém, em 1948, volta a ter o nome anterior pelo fato de não ter sido bem aceito o novo nome entre os moradores.
Por fim, vale ressaltar que Santo Antonio foi padre agostiniano, depois passou a frade franciscano, foi canonizado pela Igreja Católica e por esta proclamado Doutor da Igreja. Nasceu em Portugal (entre os anos 1191 e 1195), viajou muito, viveu na França e morreu em Pádua, na Itália (1231).
Características da Praia:
Extensão: 1.850 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 02 a 40 metros.
Distância do Centro de Floripa: 15 Km (27 min. em média)
Distância do Aeroporto: 25 Km (37 min. em média)