JURERÊ

No passado recente existia somente uma praia chamada Jurerê, cujo projeto urbanístico foi feito por Oscar Niemeyer, mas que agora está dividida entre dois bairros.

De um lado, temos a parte conhecida como “Tradicional” e, do outro, o Jurerê Internacional, que ganhou esta denominação por causa de um empreendimento imobiliário que atraiu famílias abastadas, estabelecimentos de luxo e casas de música eletrônica.

Jurerê Tradicional conserva as mesmas características do mar e areia de Jurerê Internacional. Entretanto, ao invés dos beach clubs e restaurantes de luxo, ao longo da praia, há vários quiosques que vendem bebidas, coco gelado, milho cozido e lanches e que também oferecem o serviço de aluguel de cadeiras e guarda-sois, pranchas de stand-up e caiaques.

IDEAL PARA APROVEITAR COM A FAMÍLIA E AMIGOS

Jurerê Tradicional no Fim de Tarde

A Praia no Fim de Tarde

A praia é bastante procurada por famílias com crianças e idosos, por sua infraestrutura de apoio com supermercados, farmácias, soverterias, food parks, entre outros.

No canto direito da praia está o famoso restaurante Toca de Jurerê com sua gastronomia de alta qualidade, a base de frutos do mar, e sabor indescritível.

OSTENTAÇÃO NAS MARINAS DE JURERÊ TRADICIONAL

Lanchas e Iates nas Marinas em Jurerê

Lanchas e Iates nas Marinas em Jurerê

Durante a temporada de verão é comum ver celebridades embarcando em suas opulentas lanchas, iates e veleiros, que ficam fundeados nas marinas da região.

Enquanto você descansa na praia, se bronzeando, pode curtir os barcos que chegam e saem, num vai e vem frenético.

Durante o ano inteiro, é comum a prática de regatas, que colorem o mar com veleiros em busca do primeiro lugar. Observar as manobras e acompanhar a corrida é um espetáculo à parte. O trapiche é um ótimo lugar para ver o pôr-do-sol e com alguma sorte, é possível avistar golfinhos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JURERÊ TRADICIONAL

Praia de Jurerê Tradicional na Segunda Metade do Século XX

A praia na Segunda Metade do Século XX

A história desta praia está relacionada à implantação do Sistema Defensivo do Norte da Ilha de Santa Catarina, pois por ali passava o acesso terrestre à Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Num mapa de 1777, a localidade aparece com a denominação de Praia de São Francisco de Paula e, posteriormente, como Praia do Forte. Entretanto, a denominação Jurerê somente foi introduzida na segunda metade do século XX quando um empreendimento cuja razão social era Imobiliária Jurerê resolveu iniciar na região o Loteamento Praia do Forte.

Já a denominação Jurerê Tradicional deriva, em parte,  da expressão “Y-Jurerê Mirim”, que em tupi-guarani significaria “pequena boca d’água”. Essa “pequena boca” é o ponto mais estreito entre a Ilha e a região continental, hoje ocupado pelas pontes. A outra parte que corresponde ao “Tradicional”, vem do fato de que o maior numero de moradores dessa parte da praia, ainda é formado por grupos de descendentes de famílias tradicionais e que fazem questão de preservar as antigas características culturais ligadas a pesca e a agricultura.

Características da Praia:

Extensão: 2.000 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 05 a 15 metros. 
Distância do Centrode Floripa: 24 Km (31 min. em média) 
Distância do Aeroporto: 31 Km (45 min. em média)

Onde Fica Jurerê Tradicional?

Conheça Outras Praias da Região Norte:

Veja Também: