ONDE COMER OSTRAS EM FLORIANÓPOLIS?

Onde comer ostras em Florianópolis, já que são muitas opções e para todos os gostos e bolsos. Nós vamos sugerir aqui aqueles em que sempre levamos nossos clientes durante os passeios. Mas, não se apegue a esta lista e se permita arriscar a descobrir outras maravilhosas opções que a cidade tem para oferecer. Aproveite e mande sua sugestão para incrementarmos nossa lista.

Ostras Depuradas | Ribeirão da Ilha

Ostras Depuradas | Ribeirão da Ilha

Mas, antes de sair por aí seguindo as nossas indicações, saiba que apesar do reconhecimento do molusco como protagonista da gastronomia catarinense ser recente, a relação de Florianópolis com o consumo de ostras, mexilhões, berbigões, vieiras e etc não vem de agora.

O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO JÁ COMIA OSTRAS AO REDOR DA ILHA

Apesar da maioria das pessoas pensar que o consumo de ostras no Brasil seja algo recente, pesquisas realizadas em vários sítios arqueológicos por toda a Ilha de Santa Catarina, demonstraram que grupamentos humanos que habitaram o litoral catarinense a mais de 5.500 anos atrás, já consumiam ostras e outros moluscos regularmente.

Mais recentemente, durante os séculos XVIII e IXX, vários capitães de expedições estrangeiras que passaram pelo litoral catarinense, também afirmaram que as ostras da região da antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro, eram as melhores que haviam degustado.

Fazenda de Produção de Ostras

Fazenda de Produção de Ostras | Florianópolis

Não é a toa que, atualmente, ao pedir uma porção de ostras em qualquer parte do país, a probabilidade é de 98% de que os moluscos que cheguem à mesa tenham sido cultivados na Grande Florianópolis, já que a região é responsável pela maior parte da produção nacional.

No Brasil, outros estados, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pará e Maranhão, também são produtores.

Ostra Santo antônio de Lisboa

Ostra do Pacífico | Santo Antônio de Lisboa

Agora, o que poucos sabem é que a espécie produzida aqui é exótica, apesar de haver duas espécies nativas (Crassostrea rhizophorae e a Crassostrea gasar ou brasiliana), entretanto, nenhuma delas se adequou ao cultivo em escala comercial.

A solução encontrada pelos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, após vários testes, foi a utilização da Ostra do Pacífico (Crassostrea gigas), nativa do Oceano Pacífico nas regiões do Japão, China e Coreias do Sul e do Norte.

Então, vamos deixar de lero-lero e vamos direto ao assunto.

Ostras em Florianópolis - Centro e Arredores

Mercado PúblicoOnde Comer Ostras em Florianópolis – No coração do centro de Florianópolis, o Mercado Público Municipal é a mais completa das opções, pois além de oferecer o as ostras frescas vindas direto das fazendas, para quem deseja preparar o prato em casa, também oferece uma gama de restaurantes típicos, que atraem os amantes da gastronomia. 

Atendimento
: Os box com as peixarias ficam abertos de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h. Durante a semana, os restaurantes ficam abertos até as 22h, aproximadamente. Aos sábados ficam até as 15h, em média. Não abre aos domingos. 
Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro.

Ostras em Florianópolis - Norte da Ilha

Onde Comer Ostras em FlorianópolisFreguesia Oyster Bar – Um lugar perfeito onde você pode ter uma experiência completa, desde a visitação à fazenda marinha até a degustação de suas ostras no restaurante à beira-mar. O prato em destaque é a sequência de ostras, onde os moluscos são servidos em várias preparações: ao bafo – cozida na própria água que existe dentro dela, gratinada, alho e óleo, crua e à dorê, além de espaguete, espetinho, estrogonofe, risoto e pastel.

​Atendimento
: Todos os dias. Horários – Aqui 
Rua 15 de novembro, 179 – Santo Antônio de Lisboa

Ostras em Florianópolis - Sul da Ilha

Onde Comer Ostras em FlorianópolisOstradamus – O restaurante possui produção própria e, ao longo do tempo, se tornou um ícone da gastronomia local. O atendimento é primoroso e os ambientes reproduzem a sensação de se estar em um trapiche sobre o mar. Na entrada, há um viveiro repleto de ostras imersas em água do mar filtrada para garantir que o molusco tenha sabor mais suave, cor mais clara e esteja livre de contaminantes de origem orgânica no interior da concha.

Atendimento
: Terça a Domingo. Horários – Aqui 
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.640 – Ribeirão da Ilha

Ostras em Florianópolis - Região Continental

Onde Comer Ostras em FlorianópolisRancho Açoriano – Tradicional restaurante do Ribeirão da Ilha com uma filial na Rota Gastronômica de Coqueiros.
Possui uma fazenda própria de cultivo de ostras. No menu, há uma variedade de opções de pratos à base de frutos do mar frescos com destaque para a moqueca.

Atendimento
: Todos os dias.  Horários – Aqui 
Rua Des. Pedro Silva, 3.240 – Coqueiros

Onde Comer em Florianópolis?

Aproveite e veja no nosso canal:

Veja Também: