PRAIA BRAVA
A Praia Brava é uma praia oceânica, ou seja, totalmente voltada para o mar aberto. Isso faz com que ela tenha características bem diferentes da maioria das praias do norte da Ilha de Santa Catarina.
A PRAIA
As águas são claras, em tom verde esmeralda, e as ondas são fortes e com salinidade elevada. O fundo do mar tem um declive suave, mas apresenta alguns desníveis profundos formando bancos de areia e valas com zonas de repuxo e correntes de retorno .
Para chegar na Praia Brava você terá que encarar uma baita duma pirambeira e algum engarrafamento nos dias de verão. Mas, ao chegar no topo, será recompensado com uma vista panorâmica de toda a região.
A Praia Brava é urbanizada, com muitos prédios de quatro andares, mas possui poucas opções de restaurantes, em sua maioria, de alto padrão, com foco nos pratos da culinária internacional à base de frutos do mar.
Uma das opções que eu costumo recomendar é o Restaurante Marinheiro’s localizado assim que se chega ao topo da via que dá acesso a praia, ao lado do Mirante da Brava. A vista panorâmica é única e indescritível e o serviço é bom e com preço justo.
Já os descolados vão preferir Le Bar Baron na beira da praia. O ambiente é requintado, assim como os preços.
Quem gosta de aventura vai encontrar na praia dois atrativos. O topo do morro, no canto direito da praia, é o território dos amantes do voo livre, com seus parapentes colorindo o céu em voos duplos.
Para os que preferem manter os pés no chão, é possível fazer passeios pelas trilhas da região. Confira as opções de trilhas que operamos!
O SURF NA PRAIA BRAVA
Por estar orientada no sentido norte–sul, a praia fica exposta as ondulações que vem de nordeste e leste, nos meses quentes, e de sul e sudeste durante o inverno.
Isso faz dela um dos pontos de surf mais conhecidos e procurados em Floripa o ano todo, pois quando as condições climáticas unem o swell de leste com vento terral de oeste, as ondas ficam perfeitas.
Neste dias as ondas podem chegar a 2,5 metros e quebrar tanto para a direita como para a esquerda.
O MIRANTE DA BRAVA
Espremido no topo do morro, entre a Ponta da Feiticeira, que separa a Praia Brava da Praia dos Ingleses, e a Ponta da Bota, entre as praias Brava e Lagoinha, o Mirante da Praia Brava no ponto mais alto da Avenida Epitácio Bittencourt.
Do mirante é possível admirar as águas límpidas e a gente bonita que se aglomera na areia nos dias de verão.
O mirante fica sobre uma estrutura de concreto ao lado de um restaurante e de uma torre de celular. Fora da temporada de verão, costuma ficar deserto. Não possui banheiro.
Para chegar no Mirante da Praia Brava basta seguir as placas indicativas a partir da Praia de Ponta das Canas. Não como errar pois é o único caminho de acesso para a praia.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Brava sempre foi temida pelos pescadores, dada as suas ondas fortes e seu fundo irregular. Daí o nome “Brava”, forte, perigosa!
Seu acesso era muito difícil, feito somente pelo mar, por estar cercada de maciços íngremes e elevados. Em função disso, poucos pescadores a utilizavam para a pesca.
Nos anos 70, uma grande empresa do ramo da engenharia civil passou a ocupar a praia Brava e aos poucos a transformou num complexo turístico e hoteleiro de elevado valor comercial.
Desde então, a Praia Brava veio se desenvolvendo até tornar-se um dos bairros da elite de Florianópolis.
Características da Praia:
Extensão: 920 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 10 a 90 metros.
Distância do Centro de Floripa: 34 Km (42 min. em média)
Distância do Aeroporto: 41 Km (54 min. em média)
[…] no topo do morro, entre a Ponta da Feiticeira, que separa a Praia Brava da Praia dos Ingleses, e a Ponta da Bota, entre as praias Brava […]