SANTINHO
A Praia do Santinho é uma praia tranqüila, ideal para a família e para os que desejam se acomodar à vontade com cadeira e guarda-sol, relaxar e se desligar da rotina agitada.
A faixa de areia extensa, espaçosa e clara. Mas, o mar é agitado, com águas frias e transparentes, que convida ao banho. Entretanto, o banhista deve ter cautela ao entrar na água e ficar atento as bandeiras vermelhas que informam sobre a presença de correntes e zonas de repuxo.
Somente há infra-estrutura de apoio ao banhista na parte central da praia, contudo é possível encontrar restaurantes, duchas, banheiro público e um deck possibilita uma visão panorâmica dos dois lados da praia.
Como o acesso a região é feito pela Praia dos Ingleses, durante a temporada de verão, vale a pena ficar atento ao transito que costuma ter retenções tanto pela manhã com a tarde.
PRAIA DO SANTINHO É UM DOS MELHORES POINTS DE SURF EM FLORIANÓPOLIS
Famosa pelas ondas fortes, a Praia do Santinho é considerada um dos melhores lugares para surfar em Florianópolis. Possui fácil acesso por transporte público e muitas vagas para estacionar o carro.
As ondas no Santinho costumam ser constantes ao logo do ano e funcionam com swells, principalmente de sudeste, leste e nordeste e ventos de oeste e noroeste, quebrando tanto para a direita quanto para a esquerda.
Normalmente o tamanho das ondas varia entre 1 e 2 metros. No entanto, durante a rara condição de vento nordeste com swell de sudeste, surge a famosa esquerda tubular. Mas, prepare-se para uma disputa acirrada por espaço e respeite os locais.
LUXO E REQUINTE COM PADRÃO INTERNACIONAL NO COSTÃO DO SANTINHO
O Costão do Santinho é um resort com padrão internacional localizado no canto direito da praia. Referência em conforto, luxo e requinte, tanto que já foi premiado consecutivas vezes como o “Melhor do Brasil”, possui uma estrutura que desperta o desejo de conhece-lo em qualquer pessoa, pois é, praticamente, uma atração turística no norte da Ilha de Santa Catarina.
Sua mega-estrutura está divida entre o hotel internacional e as vilas, onde os proprietários podem utilizar para passar temporadas ou deixar as unidades no “pool” quando não estão ocupando, e que inclui desde um campo de golf até uma reserva ecológica própria. Se você ficou interessado, conheça mais sobre o Costão do Santinho AQUI!
AS DUNAS DA PRAIA DO SANTINHO SÃO O LAR DE UMA ESPÉCIE RARA DE FLOR
A ORIGEM DO NOME DA PRAIA VOCÊ ENCONTRA NO MUSEU ARQUEOLÓGICO AO AR LIVRE
Um passeio diferente do habitual para quem está na Praia do Santinho é conhecer o Museu Arqueológico ao Ar Livre. No canto sul da praia, no alto do costão, você encontrará vários painéis que apresentam as figuras encontradas nos costões rochosos espalhados pela Ilha de Santa Catarina.
Dentre os desenhos, está a representação que serviu de referência para a origem do nome da praia.
A tradição popular conta que havia no costão sul da praia um desenho nas rochas, semelhante a uma forma humana adornada por um círculo na altura da cabeça, como as auréolas dos santos católicos.
Então, antes de sair para o mar, os pescadores costumavam acender velas e reverenciar a imagem, pedindo proteção.
Todavia, em 1946, o padre jesuíta e arqueólogo João Alfredo Rohr, a título de estudo, retirou da praia o bloco de rocha com gravura. Desde então, o artefato arqueológico nunca mais foi visto.
INSCRIÇÕES RUPESTRES MILENARES
Outra atração fantástica da Praia do Santinho é a facilidade de poder admirar as inscrições rupestres deixadas nos dois costões e que são a razão pela qual a praia leva o nome de Santinho.
Os petróglifos ou inscrições rupestres são expressões gráficas marcadas em superfícies rochosas, quase sempre em lugares elevados como costões, penhascos e paredões.
Estima-se que esses desenhos tenham sido feitas entre um e quatro mil anos atrás. Podem ser observados quatro grupos de figuras: os antropomorfos, os esquemas geométricos, os painéis e as sinalizações isoladas em baixo relevo.
No Santinho, na beira da praia, também ocorrem vestígios das oficinas líticas, que são cavidades nas pedras onde eram produzidos e afiados os instrumentos, como machados, pontas de flecha e lanças, anzóis, etc, utilizados no dia a dia destes grupamentos humanos primitivos.
TRILHA DO SANTINHO PARA O MOÇAMBIQUE
Trilha do Santinho até a Praia do Moçambique atravessa os três costões do Morro das Aranhas – Ponta das Aranhas, Ponta do Lageado e Ponta do Calhau Miúdo – para chegar ao canto norte da Praia do Moçambique. No caminho, muitos aclives, declives, túneis formados por árvores e áreas com vegetação de pastagem, capoeirinha e gravatá.
Durante quase 1h de caminhada você passa por pequenos córregos, áreas para banho de mar e pontos de pesca e coleta de mariscos. Rica em registros primitivos, tanto nas rochas do costão do Santinho quanto no início do costão do Moçambique, há sítios arqueológico com inscrições rupestres e oficinas líticas.
Do alto da trilha é possível admirar o conjunto das Ilhas das Aranhas, toda extensão da Praia Moçambique e o Parque Estadual do Rio Vermelho.
TEMIDAS ILHAS DAS ARANHAS
Há duas versões para o nome das Ilhas. Uma delas, conta que os pescadores mais antigos afirmavam que havia uma grande quantidade de aranhas no local. A outra, diz que a geografia das ilhas, quando observadas da perspectiva de quem esta no mar, são semelhantes a aranhas.
Seja qual for versão verdadeira, não há habitantes nas ilhas e só é possível chegar nelas por barco.
Entretanto, é permitido alugar uma lancha para conhecê-las ou contratar uma operadora de turismo para realizar um mergulho de batismo com as operadoras locais.
O mergulho nessa região é emocionante e permite conhecer as fendas criadas a milhões de anos atrás pela separação dos continentes. Para os mergulhadores mais experientes é possível descer até 30 m de profundidade.
ILHA DO BADEJO
No canto norte (esquerdo) da Praia do Santinho é possível avistar, a frente do Morro dos Ingleses, a Ilha do Badejo. Sua costa é formada por desfiladeiros e conjuntos de rocha, bem acidentados. A vegetação é predominantemente baixa, formada por gramíneas e pequenos arbustos, sendo que o ponto mais alto fica a 35 metros acima do nível do mar.
Durante o inverno é muito comum pescadores da região buscarem a sua costa para a pesca da anchova (Pomatomus saltator) e do badejo (Mycteroperca spp). Aliás, a ilha recebeu esse nome por causa da quantidade de peixes desta espécie que existem naquelas águas.
OS FAMOSOS BONEQUINHOS DO COSTÃO DO SANTINHO
Logo no início da Trilha do Morro das Aranhas fica o mirante com as esculturas em ferro que homenageiam os grupamentos humanos que viveram nesta região até a chegada dos europeus.
Dali, é possível admirar e tirar fotos espetaculares de toda orla da região. Contudo, não é um lugar recomendado para crianças e pessoas com dificuldade de mobilidade, uma vez que há presença de plantas espinhosas, como o cacto palma (Opuntia cochenillifera), e rochas irregulares. Evite chegar até as bordas, pois não há anteparos de proteção que evitem quedas.
UMA TRILHA COM VISÃO 360º DA REGIÃO
A Trilha do Morro das Aranhas começa bem próximo do famoso mirante dos homens primitivos (bonequinhos).
O percurso é bastante íngreme, com trechos bem demarcados que alternam entre chão batido com pedras e terra molhada com folhas e raízes.
Todo o trajeto é feito em meio a Mata Atlântica, onde podem ser observadas espécies típicas de fauna e flora. Fique atento a presença de animais peçonhentos, principalmente cobras e lagartas nas arvores. Por isso, a indicação é prestar atenção antes de pisar e se apoiar em pedras e galhos.
Quando se chega ao topo, o visual recompensa cada gota de suor que ficou pelo caminho. A vista 360°permite observar boa parte do norte e leste da Ilha de Santa Catarina, com destaque para as praias e dunas do Moçambique, Santinho e Ingleses, a Barra da Lagoa e uma parte da Lagoa da Conceição.
Características da Praia:
Extensão: 2.000 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 10 a 120 metros.
Distância do Centro de Floripa: 36 Km (48 min. em média)
Distância do Aeroporto: 43 Km (58 min. em média)
[…] entre as praias do Santinho e do Moçambique. É tão pequena que nem tem faixa de areia aparente, mas é possível ficar entre […]