CAIEIRA DA BARRA DO SUL
Antes de mais nada, vale a pena dizer que a praia Caieira da Barra do Sul é a última praia com acesso por carro na parte Sul/Sudoeste da Ilha de Santa Catarina.
Como a maioria das praias com mar de baía, a Caieira da Barra do Sul tem como característica o mar com coloração que varia entre o verde musgo e o verde claro, poucas ondas, água com temperatura amena e areia com granulação que varia de média para fina. O traçado da praia, em linha curva suave, tem início na Ponta da Caieira e termina na Ponta do Caetano.
A “Caieira”, como é mais conhecida pelos nativos, tem uma orla exuberante. Para onde se olha, os morros são cobertos de Mata Atlântica e contrastam com o verde do mar no canal que separa a ilha da região continental. Do outro lado da baía, bem em frente a praia, está o majestoso Pico do Cambirela, ponto mais alto do litoral catarinense com 1.052 metros de altitude.
A CAIEIRA DA BARRA DO SUL É O PARAÍSO DO CULTIVO DE OSTRAS NA ILHA
Para os amantes da boa gastronomia, a Caieira da Barra do Sul é um atrativo que precisa ser visitado. Na região, há dezenas de restaurantes com culinária à base de frutos do mar e com foco principal nas Ostras, Mexilhões, Berbigões e Vieiras. No mar, as várias fazendas de criação de moluscos são um atrativo a parte.
Aliás, a maricultura nessa região é tão forte que chega a ser responsável por 80% da produção de ostras de Florianópolis. Muitas empreendimentos comerciais na região tem nomes bem peculiares como a fazenda marinha Ostravagante e o restaurante Ostradamus.
A TRILHA PARA A PRAIA DOS NAUFRAGADOS
Se você gosta de atividades que envolvam Mata Atlântica exuberante, um percurso sem grandes dificuldades, monumentos históricos e muita história, logo você vai gostar de fazer o nosso Passeio para a Praia dos Naufragados.
A caminhada dura cerca de uma hora e começa com trajetos acentuados e irregulares e depois passa para alguns trechos planos, antes de começar a descida em meio a mata com bastante sombra. Durante o percurso há pequenas cachoeiras e ruínas de engenho de farinha.
A caminha dura cerca de 50 minutos e atravessa os dois morros que separam a Caieira da Barra do Sul, última comunidade da Baía Sul, e a Praia dos Naufragados.
NA CAIEIRA DA BARRA DO SUL ERA PRODUZIDA CAL
O nome da praia Caieira da Barra do Sul faz referência as “Caieiras”, que eram fornos onde se fazia a queima da concha de várias espécies de moluscos, como as ostras, mexilhões e berbigões, para a produção da cal (óxido de cálcio) para uso na construção civil, para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura, e também em sepultamentos.
Já o topônimo “Barra do Sul” faz referência a região de desembocadura do canal, ou seja, a área de encontro entre o mar da baía sul (entre a ilha e o continente) e o mar aberto.
O escritor Lucas Boiteux, em seu livro, Pequena História de Santa Catarina, aponta a Caieira da Barra do Sul como sendo um dos possíveis pontos de estada de Sebastião Caboto, em 1526, quando em sua passagem pela região decidiu dar nome a Ilha em homenagem a Santa Catarina, a Virgem Mártir de Alexandria.
Características da Praia:
Extensão: 860 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 2 a 40 metros.
Distância do Centro de Floripa: 35,5 Km ( 1h em média)
Distância do Aeroporto: 33 Km ( 57 minutos em média)