PRAIA DO MATADEIRO

Praia do Matadeiro é aquele tipo de praia para quem gosta de curtir a natureza em seu estado original, apenas mar, areia e verde abundante. É impossível não se encantar com a cor verde esmeralda do mar desta praia nos dias de céu claro, um verdadeiro presente à todos os sentidos.

Matadeiro é uma praia de mar aberto, com águas límpidas e cristalinas, mas com ondas e forte repuxo, o que demanda atenção de banhistas. Com uma faixa de areia larga, a praia atrai moradores e turistas de todas as tribos, desde famílias com crianças até os alternativos e descolados.

Não há carros, ônibus, hotéis, cambistas nem barulho de cidade na Praia Matadeiro. Não há nada além de banhistas, comunidades pesqueiras, surfistas, famílias e natureza, muita natureza.

Para chegar na Praia do Matadeiro o acesso é feito pela Praia da Armação, através de uma pequena ponte que dá acesso à uma trilha. O caminho é calçado e de fácil caminhada. Durante o percurso, tem-se uma vista deslumbrante do sul da Ilha, com os charmosos barquinhos de pescadores da Armação, a Ilha do Campeche e as Dunas da Joaquina ao fundo.

A outra forma de chegar até a praia é atravessar as águas do Rio Sangradouro. Mas, é preciso ter atenção, pois há pedras com cracas no leito rio e quando a maré está cheia, forma-se uma corrente submersa que pode arrastar os desavisados para o quebra-mar. Observe e respeite as bandeiras vermelhas colocadas pelos Salva-vidas.

Apesar de da Praia do Matadeiro estar em área protegida, há algumas casas de veraneio e residências permanentes. Não espere encontrar muita oferta de serviços de praia. Existem apenas dois restaurantes, que oferecem pratos simples a base de frutos do mar e algumas opções com carne bovina e frango.

ILHA DAS CAMPANHAS: PISCINAS NATURAIS E PASSEIO PARA ILHA DO CAMPECHE

Praia do Matadeiro

Piscinas Naturais | Ilha das Campanhas

Quando você estiver na Praia do Matadeiro, vale a pena dar uma caminhadinha para esquerda e conhecer a Ilha da Campanhas que fica na divisa entre as praias da Armação e do Matadeiro. Para chegar lá, basta caminhar pela passarela de madeira sobre o molhe que divide as duas praias.

No ponto mais alto da ilha, você vai ter a mais bela vista panorâmica de toda a região (assista ao nosso vídeo). Ao norte da ilha ficam as famosas Piscinas Naturais da Armação, que são um grupo de rochas onde as fortes ondas não conseguem chegar, mas que o spray da água do mar penetra e forma piscinas rasas, com temperatura extremamente agradável, onde é possível se banhar e relaxar.

Ainda na Ilha das Campanhas fica o trapiche de onde sai o passeio para a Ilha do Campeche.

SURF, MERGULHO E VOO LIVRE

Surf na Praia Matadeiro

Surf na Praia Matadeiro

Quem gosta de surf vai encontrar na Praia Matadeiro um lugar ideal para a prática do esporte. No canto esquerdo da praia, quebram excelentes “esquerdas“, mas se você não quer ter problemas com os surfistas locais, pegue onda perto do canto direito. Nessa praia o “localismo” é exacerbado ao extremo.

Fique atento as condições meteorológicas, pois quando entra o vento sudoeste (terral) aliado as ondulações de sudeste, leste ou norte, o point fica disputado. As ondas podem chegar a 2,5 metros, formando bons tubos, tanto no meio da praia, quanto em frente às pedras, tornando a praia um dos melhores picos para o surfe em Floripa.

A Praia do Matadeiro também é lugar para quem gosta de praticar snorkel ou caça submarina. Nos costões, havendo condições favoráveis, sempre tem gente mergulhando em busca de garoupas.

Já os amantes do Voo de Parapente encontram no Morro do Matadeiro um excelente ponto para aquele “lift eterno“. Os voos acontecem com mais frequência no final da primavera e durante o verão, quando há presença do vento nordeste, soprando forte e jogando a galera pra cima. O pouso é feito na praia. Vale ressaltar que o voo nesta praia é feito em uma rampa NÃO homologada, por estar dentro do cone de aproximação do aeroporto de Hercílio Luz.

TAINHAS, ANCHOVAS, BALEIAS, PINGUINS E LEÕES MARINHOS

Baleia na Praia Matadeiro

Baleia na Praia Matadeiro

​Durante os meses de inverno e primavera, ou seja, de julho a novembro, turistas e moradores são agraciados com a presença de visitantes ilustres que vem de longe para usufruir a calmaria desta região.

As primeiras a chegarem, com as frentes frias de inverno, são as Tainhas e as Anchovas. Em seguida, atrás da fartura de peixes, chegam os Leões Marinhos, que podem ser encontrados tirando aquela soneca sobre as pedras nos costões, e os Pinguins, que geralmente nadam na entrada do canal ou próximo das pedras ou, se você der sorte, pode topar com um caminhando pela praia. Por último, mas não menos importante, chegam as Baleias Francas, em geral , com seus filhotes. Tanto que a observação virou um dos atrativos da região. Para conseguir vê-las de perto, basta caminhar até o alto da Ponta das Campanhas.

A TRILHA PARA A FAMOSA PRAIA DA LAGOINHA DO LESTE

Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste

A partir do costão direito da Praia Matadeiro tem início uma das trilhas que levam a um dos destinos naturais mais procurados na Ilha de Santa Catarina, a famosa Praia da Lagoinha do Leste.

Mas, para chegar lá você terá que demonstrar muita força e determinação para percorrer uma trilha longa e que exige, em média, três horas de caminhada. Nos primeiros 30 minutos do percurso, é marcado por subidas íngremes e mata fechada em alguns pontos.

Lá pelo meio do caminho, um córrego corta a trilha e oferece água fresca. A partir daí, o caminho vai ficando mais tranqüilo. Durante uma hora e meia, a cada nova curva do caminho, a natureza passa a revelar suas fascinantes paisagens até chegar na Praia da Lagoinha do Leste.

POVOS PRIMITIVOS ATÉ A CAÇA A BALEIA

Caça a Baleia

Caça a Baleia

Assim como na Praia da Armação, os primeiros grupamentos humanos que habitaram a região da Praia do Matadeiro também surgiram a cerca de 5000 anos A.P. Eram povos primitivos, que deixaram marcas de sua presença através de oficinas líticas e inscrições rupestres encontradas nos costões rochosos das praias da região.

Já a ocupação pelos imigrantes luso-açorianos teve início no ano de 1772, com a instalação da “Armação e Fazenda de Santa´Anna da Lagoinha” para a exploração da caça as baleias. O termo “Lagoinha” referia-se a Lagoa do Peri, que teve seu entorno utilizado para a produção agrícola que sustentava a Armação.

A Praia do Matadeiro era conhecida como Saco do Matadouro. A denominação “Saco” tem origem na forma como os primeiros europeus que ocuparam esta região definiam os recortes da linha costeira que dão origem às pequenas baías. Já o nome “Matadouro” surgiu por causa do ato de ter que retalhar as baleias quando o vento norte não possibilitava o arrasto dos animais até trapiche da armação baleeira. Assim, as baleias eram retalhadas na areia da praia e os pedaços tinham que ser transportados nas costas dos escravos até o “Engenho de Frigir“, onde o óleo era produzido, envasado e enviado para o Rio de Janeiro e Portugal.

Com o declínio da caça às baleias, em meados do século XIX, por conta da escassez de baleias do litoral de Santa Catarina, a praia deixou de ser utilizada para fins econômicos. Com o tempo, o nome “matadouro” passou a ser pronunciado incorretamente e virou “matadeiro”.

Características da Praia:

Extensão: 850 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 2 a 20 metros. 
Distância do Centro – Praça XV: 23 Km (45 min. em média). 
Distância do Aeroporto: 20,5 Km (50 min. em média). 

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Sul:

Veja Também: