10 MIRANTES EM FLORIANÓPOLIS COM VISTAS PANORÂMICAS INCRÍVEIS
Pegue a sua máquina fotográfica ou celular e vá conhecer os mirantes em Florianópolis que proporcionam uma visão especial de praias e bairros da cidade.
A paisagem é maravilhosa em qualquer um deles, a diferença está na infraestrutura de acesso, manutenção e segurança.
Nós selecionamos os 10 mirantes em Florianópolis com as vistas panorâmicas mais incríveis para você se deliciar com a paisagem e tirar aquelas fotos que vão arrasar nas redes sociais.
REGIÃO CENTRAL
Mirante da Ponte Hercílio Luz
Um dos mirantes em Florianópolis mais visitados, por causa do acesso fácil e pela proximidade com os principais hotéis do centro da cidade.
Localizado ao lado da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, este mirante proporciona uma visão das privilegiada da região central de Floripa.
É um excelente ponto para tirar aquelas selfies bacanas, principalmente ao entardecer, com a silhueta da majestosa ponte Hercílio Luz ao fundo.
Em frente ao mirante fica o Parque da Luz, que é uma área de lazer que conta com parque infantil, espaço para caminhadas e uma extensa área verde. Tem lugar para estacionar e alguns banheiros químicos disponíveis.
Mirante do Morro da Caixa D´água
Antes de mais nada, é preciso dizer que o Mirante do Morro da Caixa D´água, é um dos espaços de convívio social mais antigos de Florianópolis, mas que ficou esquecido por décadas.
Recentemente, passou por uma revitalização que o transformou no queridinho da comunidade do Maciço do Morro da Cruz.
Além da vista admirável da parte central de Florianópolis, o espaço conta com uma área de lazer com 7 mil m², com mesas de jogos de tabuleiro, academia, parquinho, jardins e parte plana para caminhadas.
Acima de tudo, o Mirante do Morro da Caixa D´água guarda parte da história de Florianópolis, pois, em 1910, esse foi o lugar escolhido para abrigar o primeiro reservatório de água da cidade, nas encostas do morro da Antão.
Dentre os atrativos históricos do lugar, vale destacar a antiga fonte, cuja a velha bica foi modernizada e transformada num chafariz, onde a água cai sobre a pedra em que as lavadeiras costumavam ajoelhar-se para lavar suas roupas.
O local tem fácil estacionamento e banheiro. Confira o vídeo que fizemos lá.
Mirante do Morro da Cruz
O Mirante do Morro da Cruz é o melhor dentre os mirantes em Florianópolis para se contemplar uma vista panorâmica da região central da cidade.
Lá de cima é possível observar as duas baías, norte e sul, as três pontes que ligam a ilha ao continente, os bairros na região continental e grande parte dos municípios vizinhos, como São José, Palhoça e Biguaçu.
O acesso é fácil e pode ser feito de ônibus. Veja a linha que te leva até lá. Já quem vai de carro poderá ter dificuldade de estacionamento, em virtude das poucas vagas disponíveis.
A entrada é gratuita e não há banheiros. Apesar de um dos principais atrativos seja acompanhar o espetáculo do entardecer e o aceder das luzes da cidade, não é aconselhável permanecer no local durante a noite.
REGIÃO NORTE
Mirante da Praia Brava
Espremido no topo do morro, entre a Ponta da Feiticeira, que separa a Praia Brava da Praia dos Ingleses, e a Ponta da Bota, entre as praias Brava e Lagoinha, o Mirante da Praia Brava no ponto mais alto da Avenida Epitácio Bittencourt.
Do mirante é possível admirar as águas límpidas e a gente bonita que se aglomera na areia nos dias de verão.
O mirante fica sobre uma estrutura de concreto ao lado de um restaurante e de uma torre de celular. Fora da temporada de verão, costuma ficar deserto. Não possui banheiro.
Para chegar no Mirante da Praia Brava basta seguir as placas indicativas a partir da Praia de Ponta das Canas. Não como errar pois é o único caminho de acesso para a praia.
REGIÃO LESTE
Mirante do Morro da Lagoa da Conceição
Praticamente todas as pessoas que visitam Florianópolis passam pelo Mirante do Morro da Lagoa da Conceição para tirar uma foto.
Também conhecido como Mirante Manoel de Menezes, em homenagem a um jornalista nativo que era proprietário de um hotel neste local, tem uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade de onde é possível avistar grande parte da Lagoa da Conceição e a Avenida das Rendeiras, as Dunas da Lagoa e o mar da Praias da Joaquina e Mole.
No local, além da bela vista, há lojinhas que vendem artesanato e camisetas com motivos regionais, quiosque de venda caldo de cana com limão e uma luneta para observação terrestre da paisagem. Tem Banheiro.
Mirante Ponto de Vista
Localizado no alto do Morro da Barra da Lagoa, na Rod. Jornalista Manoel de Menezes (SC-406), entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa, o Mirante Ponto de Vista é um lugar onde se pode ter uma vista panorâmica oposta a do Mirante do Morro da Lagoa da Conceição.
Até onde o olhar alcança, a visão é sempre mágica.
Dali, é possível admirar toda a vegetação de mata atlântica nos morros da Lagoa da Conceição, a Avenida das Rendeiras, a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, a Costa da Lagoa, o Canto, as dunas da Joaquina, além de parte da Praia Moçambique.
De qualquer direção que se olhe, o cenário é deslumbrante e vale uma visita prolongada. Não importa a época do ano, há um restaurante e uma cafeteria, além de lojinhas de conveniência que vendem artesanato regional, camisetas com temas de Floripa, postais e chaveiros e um quiosque de cervejas artesanais da região. O estacionamento é pago e o local funciona das 10h às 19h.
Mirante da Boa Vista
Para chegar ao Mirante da Boa Vista são apenas 20 minutos de caminhada por um caminho íngreme, mas quando se chega lá, a visão panorâmica recompensa todo o esforço. São 360º de visão, de onde se pode contemplar as praias da Galheta, Mole, Gravatá, Dunas e a Lagoa da Conceição, o canal e a praia da Barra da Lagoa.
E se você gosta de caminhar em meio a natureza e de vistas panorâmicas de tirar o folêgo, então vai gostar de conhecer o nosso passeio pela Trilha da Barra da Lagoa para a Galheta.
Nessa aventura, você vai descobrir coisas interessantes sobre a ocupação humana na região, desde os povos primitivos até o presente, a caça às baleias, a pesca da tainha, os monumentos megalíticos, mitos, lendas e aspectos peculiares da flora e fauna local.
REGIÃO SUL
Mirante da Casa de Retiros Vila Fátima
O Mirante da Casa de Retiros Vila Fátima, também chamado de Mirante do Morro das Pedras ou Mirante da Praia da Armação.
Este lugar incrível, no alto do morro, em frente ao costão, possibilita a vista de toda extensão da praia da Armação, parte da Lagoa do Peri e da Praia do Matadeiro.
Nos meses de junho a novembro, este é o único dos mirantes em Florianópolis que possibilita a experiência de avistar as baleias Francas que visitam o litoral catarinense nesta época do ano.
A propriedade onde está localizada o mirante abriga a Casa de Retiros Vila Fátima, que pertence a Companhia de Jesus (Jesuítas), tendo sido construída em pedras retiradas do próprio local em 1956.
O local também já foi chamado de “Casa de Pedra”, “Mosteiro ou Convento dos Jesuítas”. O acesso é feito pela Rodovia SC-406, que dá acesso ao sul da ilha.
Os portões, geralmente, estão abertos das 9h às 18h, sendo possível subir até o estacionamento de onde se tem uma vista privilegiada da região. No Local não há banheiros, mas monitorado por câmeras particulares.
Para chegar neste mirante, siga pela SC-405 em direção para as praias do sul da ilha. Quando chegar no trevo do Erasmo, dobre a esquerda e siga em direção a Praia da Armação.
Assim que você avistar o mar você já estará no Morro das Pedras. Siga em frente e fique atento para a entrada do mirante que estará a sua direita. Lembre-se que este é um lugar de retiro espiritual, portanto, não utilize som em volume alto nem faça muito barulho.
Veja o mapa de como chegar no mirante a partir do centro de Florianópolis
Mirante da Pedra do Urubu
Dentre os mirantes em Florianópolis com vista privilegiada, não há como deixar de destacar o Mirante da Pedra do Urubu no alto do Morro do Lampião.
Lá de cima é possível avistar desde a ponta sul da Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, planície do Campeche, Morro das Pedras, Ilha do Campeche, Praia da Armação e parte da Praia do Pântano do Sul, Lagoa do Peri, a região da Ressacada e do Aeroporto Hercílio Luz e Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Ao longe, é possível ver o Morro do Cambirela e a Serra do Tabuleiro.
Mirante da Lagoinha do Leste
Para visitar o Mirante da Lagoinha do Leste é preciso ter força de vontade, entretanto, cada gota de suor será recompensada no final.
O Mirante da Lagoinha do Leste é a cereja do bolo, o crème de la crème para quem deseja um registro singular.
A formação rochosa, a declividade acentuada das encostas do Morro da Coroa e a lagoa com a praia ao fundo formam um cenário de rara beleza.
Se você ficou curioso, então nós temos um passeio perfeito para você. Conheça a fantástica Trilha para a Lagoinha do Leste. E se você quiser saber mais coisas interessantes sobre a região, veja também o nosso post sobre a Praia da Lagoinha do Leste.