CAIACANGA MIRIM
A Praia Caiacanga Mirim
Caiacanga Mirim está situada entre a Reserva Extrativista da Costeira do Pirajubaé, os bairros Carianos e Tapera e os limites do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Essa localização única, cercada por belezas naturais e áreas estratégicas, faz da praia um local especial e pouco conhecido.
Caiacanga Mirim possui uma faixa de areia estreita, de textura grossa e tonalidade amarelada. Suas águas são calmas e mornas, ficando mais transparentes em dias de vento sul, apesar do fundo do mar ser lodoso e repleto de pequenas conchas, que confere um charme peculiar ao local.
Por estar localizada em uma área militar de acesso restrito, Caiacanga Mirim é frequentada apenas por militares da ativa ou da reserva. Essa limitação preserva a sua tranquilidade, tornando-a um refúgio praticamente intocado.
Entretanto, em datas específicas do ano, durante as celebrações das festas juninas ou da comemoração ao dia do aviador (23/10), quando os portões são abertos para os membros da comunidade, é possível admira-la.
Vestígios de Grupamentos Humanos Primitivos nas Pedras em Caiacanga Mirim
Em 1958, o Pe. João Alfredo Rohr, conhecido como o fundador da Arqueologia Catarinense, iniciou escavações num sítio arquelógico próximo a Praia Caiacanga Mirim, no lugar onde os operários extraiam areia para a construção da vila dos oficiais e do estacionamento em frente ao hangar principal.
Neste ponto, foram encontrados 54 esqueletos humanos, datados do século XII, pertencentes a uma aldeia indígena semelhante a etnia Xokleng.
Nesta mesma região, sobre o costão rochoso, no canto direito da praia, também foram catalogados sítios arqueológicos formados por bacias de polimento e afiadores.
Nestas depressões circulares nas rochas, eram produzidas pontas de flecha, pontas de lança, cabeças de machado e anzóis utilizados no dia a dia dessas comunidades.
Nos anos 1920, o governo brasileiro escolheu Caiacanga Mirim para instalar o Centro de Aviação Naval, aproveitando sua localização estratégica.
Entre 1923 e 1929, foram construídas edificações e obras de infraestrutura para dar suporte aos pousos e decolagens de hidroaviões.
Em 1927, a pista seca da Ressacada recebeu o primeiro pouso internacional de uma aeronave civil, da companhia francesa Latécoère.
Com o aumento das operações, dividiu-se o uso civil e militar, criando o Aeroporto Internacional Hercílio Luz e a Base Aérea de Florianópolis (BAFL).
Ao longo do tempo, o crescimento dessas instalações atraiu militares e civis que fixaram residência, dando origem ao bairro Carianos.
O Nome Caiacanga Mirim é uma Herança deixada Pelo Indígens Guarani
Caiacanga Mirim é uma das mais antigas praias com denominação fixa na Ilha de Santa Catarina e seu nome significa Ponta de Terra em Forma de Pequena Cabeça de Macaco.
O topônimo Caiacanga Mirim deriva do tupi–guarani, onde Caiacanga significa ponta de terra em forma de cabeça de macaco e, Mirim, pequena.
Vale ressaltar que o adjetivo pequeno serve para distingui-la de outra ponta de terra em forma de cabeça de macaco, mais o sul, no distrito do Ribeirão da Ilha, que é, todavia, maior, logo Açu (grande) – A Ponta da Caiacanga Açu.
Características da Praia:
Extensão: 1500 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 2 a 5 metros.
Distância do Centro de Floripa: 15 Km ( 22 minutos em média)
Distância do Aeroporto: 4,2 Km ( 10 minutos em média)