PARAPENTE E ASA DELTA EM FLORIANÓPOLIS
Parapente ou Asa Delta? Imagine sobrevoar praias, lagoas, dunas… para muitas pessoas é apenas um sonho, mas que pode tornar-se realidade Florianópolis. A Ilha tem rampas de decolagem com visuais de tirar o folego.
Mas, qual é a diferença entre Parapente e Asa Delta?
O Parapente é um tipo de aeronave que tem uma estrutura flexível de tecido formado por células, semelhante a de um paraquedas, que se enche com a pressão do ar, dando forma ao equipamento.
No Parapente, o piloto conduz o voo sentado em uma cadeira, chamada “selete“, e efetua as manobras puxando os controles (batoques) para um lado, para o outro ou juntos.
Já a Asa Delta, como o próprio nome diz, é um tipo de aeronave feita com tubos de alumínio, no formato de um triângulo (delta), revestidos com um tecido especial.
Neste tipo de aeronave, o piloto conduz o voo na posição deitada, com a barriga para baixo, utilizando os braços para deslocar um trapézio de tubos, para frente e para trás e, assim, realizar as manobras.
Os voos do parapente e da asa delta são bastante similares, exceto pela velocidade de deslocamento que, na asa delta, é superior a do parapente, devido a aerodinâmica que produz menor atrito com ar.
O voo duplo de parapente é uma das atividades mais procuradas na região e o praticante, enquanto sente toda emoção de estar voando sem motores, pode contemplar toda a beleza de nossa região, observando as paisagens da Ilha, como a Lagoa da Conceição e a Praia Mole em Florianópolis.
O passeio dura aproximadamente 15 minutos, mas com boas condições climáticas pode se prolongar por mais algum tempo. Eventualmente, quando não há condições de decolagem na Ilha os voos são realizados no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Qual a melhor época pra fazer um voo de parapente em Florianópolis?
A melhor época do ano para se praticar o voo livre na Ilha são os meses entre novembro e abril, quando os ventos sopram, com mais constância e intensidade, dos quadrantes Nordeste, Leste, Sudeste e Sul.
Em outras épocas do anos, a melhor opção é a Rampa do Morro Queimado, em Santo Amaro da Imperatriz, distante 25 Km do centro de Florianópolis.
Onde acontecem os voos de parapente em Florianópolis?
- Nas Rampas da Praia Mole: Decola-se a uma altitude de 100 m (Rampa Norte) e 145 m (Rampa Sul) e pode-se chegar até 300 metros de altitude acima do nível do mar, de onde se tem uma vista panorâmica das praias Mole, Galheta, Gravatá, Moçambique e a Lagoa da Conceição.
- Na Rampa do Morro da Lagoa da Conceição: Decola-se a uma altitude de 225 m e pode-se chegar até 800 metros de altitude acima do nível do mar, de onde se tem uma vista panorâmica de bairros da região central e das praias Mole, Galheta, Gravatá, Moçambique, praia e dunas da Joaquina e Campeche.
- Na Rampa do Morro Queimado em Santo Amaro da Imperatriz: Decola-se a uma altitude de 590 m e pode-se chegar até 1200 metros de altitude acima do nível do mar, de onde se tem uma vista panorâmica da Ilha de Santa Catarina, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e de bairros dos municípios Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e São José (Grande Florianópolis).
Como chego até as rampas de decolagem?
- Rampa da Praia Mole – Norte – Acesso pela Rod. Manoel de Menezes (Estrada Geral da Barra da Lagoa). Ficar atento para entrada da trilha a direita (acesso sem calçamento). Este trecho pode ser feito a pé (-+ 15 minutos de caminhada). Veja a localização no Maps!
- Rampa da Praia Mole – Sul – Acesso pela Rod. Manoel de Menezes (Estrada Geral da Barra da Lagoa) em frente ao Mirante Ponto de Vista. O acesso a rampa é feito por caminhada em trilha íngreme, mas bem marcada.
- Rampa do Morro da Lagoa – Acesso pela via que leva a Lagoa da Conceição. Pouco antes do topo, dobrar a esquerda na rua que passa por trás do Mirante da Lagoa (Mirante Manoel de Menezes). Seguir por uns 100 m. A rampa fica do lado direito de quem sobe a via. Veja a localização no Maps!
- Rampa do Morro Queimado em Santo Amaro da Imperatriz – O ponto de encontro é a sede do Lagoa Clube de Voo Livre, entretanto, é possível subir até a rampa com veículos de passeio, mas, é importante ter cuidado, pois, na última etapa, devido as irregularidades no terreno, principalmente após chuvas prolongadas, veículos com tração dianteira podem ficar atolados. Veja a localização no Maps!
Com que roupa devo ir?
Use uma roupa confortável, que permita movimentos livres. É obrigatória a utilização de calçado preso aos pés (tênis ou similar) e, nos dias mais frios, aconselhamos o uso de roupa esportiva e agasalho do tipo corta-vento, pois conforme a altitude e intensidades do vento, a sensação térmica em voo muda bastante em relação à temperatura em solo.
Quais as idades mínima e máxima permitidas para o voo de parapente?
A idade mínima é de 16 anos. Para menores de 18 anos, é necessária a assinatura do responsável maior de idade na declaração de responsabilidade a ser assinada antes da decolagem com o piloto-instrutor. Não há limite de idade para voar, desde que as condições de mobilidade e saúde estejam preservadas.
Quais os pesos mínimo e máximo permitidos para o voo de parapente?
O limite de resistência dos equipamentos é de até 8 vezes o peso nominal de voo. Porém, passageiros com o peso elevado, podem não ter a mobilidade necessária para uma decolagem segura. Em dias de vento fraco, parapentes decolam com passageiros com até 100 kg, e, em dias de vento forte, até 120 kg.