CAMPECHE
A Praia do Campeche é a continuação da Joaquina em direção a parte sul da Ilha de Santa Catarina. Como não há um marco geográfico que identifique a separação entre as praias, convencionou-se dizer que ela começa nas proximidades da Lagoinha Pequena, limite sul da Praia da Joaquina, e finaliza no canto norte da Morro das Pedras, no extremo sul.
Na Praia do Campeche a faixa de areia é larga, fofa e contínua. Por estar voltada para o oceano aberto, o mar tem ondas fortes e a água é fria. É uma praia muito procurada por jovens, mas também por famílias com crianças e idosos. Na realidade, Campeche é uma das praias mais ecléticas e democráticas de Florianópolis.
AVENIDA PEQUENO PRÍNCIPE É O CORAÇÃO DO CAMPECHE
Além de belezas naturais, a Praia do Campeche tem localização privilegiada que facilita o deslocamento rápido, tanto para as praias do sul quanto para as praias do leste e norte da ilha.
Na rua principal de chegada a praia, a Avenida Pequeno Príncipe, existem vários bares e restaurantes à beira-mar, de um do lado e do outro da calçada. No cardápio, pratos com base em frutos do mar e a famosa Sequência de Camarão.
Mas, existem restaurantes com outras especialidades, que vão desde o vegetariano até churrascarias, hamburguerias, sushi, pizzarias e comida italiana, entre outros.
Durante a alta temporada são instaladas na areia barracas para a venda de alimentos como milho verde, sanduíches naturais, água de coco, sucos e também o aluguel de cadeiras e guarda-sois.
SURF, KITE E MUITA AZARAÇÃO
A Praia do Campeche é muito procurada por surfistas e kitesurfistas, devido as características do mar e vento, e pela galera jovem, principalmente na região do Riozinho do Campeche.
Nem sempre as ondas estão boas para a prática do surf, mas quando entra a famosa ondulação de sul, pode pegar a prancha e correr para lá. Na Praia do Campeche formam as melhores direitas tubulares da ilha, que além de fortes e rápidas, têm paredes longas com até 2,5 metros de altura e que permitem uma série de manobras.
É claro que com essas condições espetaculares, todos os surfistas correm para lá. Não se preocupe, pois tem onda pra todos, mas respeite os locais.
A galera do Kitesurf também encontra na Praia do Campeche boas condições para a prática do esporte, principalmente na modalidade Kitewave. Quando bate o vento sul com rajadas fortes, as ondas ficam maiores, ideais para quem já tem mais experiência.
O POINT DO RIOZINHO DO CAMPECHE
O trecho da Praia do Campeche conhecido como Point do Riozinho é um dos pontos de encontro dos jovens em Florianópolis, mas não há muita badalação. Esse ponto da praia, durante a temporada de verão, costuma servir de espaço para shows, sempre com a presença de nomes importantes do cenário musical local, nacional e internacional.
O Point do Riozinho tem esse nome por causa do riacho que deságua na praia, o Rio do Noca. É um lugar que agrada pelo astral e pela paisagem. Não há construções à beira da praia, apenas natureza e boas vibrações. Logo em frente, está a Ilha do Campeche com sua mata preservada que contrasta com o azul do oceano, formando uma paisagem única.
Para chegar ao Point do Riozinho o acesso pode ser feito pela Avenida Campeche, para quem vem da Lagoa da Conceição, ou pela Avenida Pequeno Príncipe, para quem vem do centro da Praia do Campeche. Fique atento, pois frequentemente acontecem congestionamentos, tanto para chegar como para sair da praia na alta temporada.
O local oferece estacionamento, mas existem terrenos próximos que também funcionam como estacionamento. O valor varia entre R$10 e R$20 (verão 2019). As opções de refeição são escassas, entretanto, com uma caminhada de 300 metros se chega ao centrinho da Praia do Campeche, onde há muitas opções de restaurantes e bares. Fique alerta e evite entrar no mar na foz do riozinho, pois o trecho costuma estar poluído.
A ILHA DO CAMPECHE É MELHOR QUE O CARIBE!
O Campeche também é famoso pela paradisíaca Ilha do Campeche, localizada a cerca de 1.650 metros da beira da praia. É o atrativo natural mais famoso e procurado por turistas em Florianópolis.
A Ilha do Campeche é especial por que possui um rico ecossistema e guarda uma parcela significativa do patrimônio arqueológico de Santa Catarina, com sítios arqueológicos, monumentos rochosos, sambaquis e trilhas.
Há vários passeios de barco que levam até a ilha. Para saber um pouco mais sobre como chegar e o que fazer quando estiver por lá, veja o nosso post com dicas sobre a Praia da Ilha do Campeche.
A LAGOA PEQUENA DO CAMPECHE
A Lagoa Pequena está localizada a 600 metros da praia, na faixa arenosa entre a praia e o bairro Rio Tavares. Ocupa uma área de 27,5 hectares (cerca de 270,5 mil metros quadrados) e sua formação é fruto do afloramento da água doce que vem do lençol freático.
Muitos moradores e turistas a utilizam para nadar, praticar stand-up ou, simplesmente, tomar banho de sol e fazer um piquenique em sua orla.
No passado já serviu como área de cultivo para extensas lavouras de mandioca e outras culturas, mas hoje está tombada como patrimônio natural de Florianópolis, sendo uma área de preservação permanente (APP).
SÃO SEBASTIÃO, O PADROEIRO DO CAMPECHE
A Igreja de São Sebastião do Campeche não tem data de construção assegurada, mas a comunidade adota o ano de 1826.
Com características arquitetônicas singelas e despojadas, a capela se destaca das demais igrejas por um fato peculiar que é estar de costas para o mar.
Outros elementos arquitetônicos também chamam a atenção como a nave, com pequena sacristia e torre sineira, o cemitério nos fundos e o pequeno Teatro do Divino, construído ao lado, para a celebração da Festa do Divino Espírito Santo, um marco cultural trazido pelos imigrantes luso-açorianos.
TRILHA DO MORRO DO LAMPIÃO, A MELHOR VISTA PANORÂMICA DO CAMPECHE
Para os que gostam de uma caminhada na natureza e de uma vista privilegiada, tem que conhecer a trilha que leva até a Pedra do Urubu no alto do Morro do Lampião.
O trajeto é largo, na maior parte de sua extensão, e marcado com valas de erosão e pedras. São apenas 1.300 metros de caminhada, em um percurso íngreme com desnível de 177 metros. Mas, ao chegar ao topo, a 217 metros de altitude, a vista panorâmica faz todo o esforço ter valido a pena. A vista magnífica da orla com a Ilha do Campeche e oceano costumam fazer brotar lagrimas dos olhos e sorrisos nos rostos.
Lá de cima é possível avistar desde a ponta Sul da Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, planície do Campeche, Morro das Pedras, parte da Praia do Pântano do Sul, Lagoa do Peri, a região da ressacada e do Aeroporto Hercílio Luz e Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Ao longe, é possível ver o Morro do Cambirela e a Serra do Tabuleiro.
AS DUNAS DO CAMPECHE, UM PATRIMÔNIO AMBIENTAL PRESERVADO
As Dunas do Campeche são uma área de 121 hectares caracterizada por dunas fixas, semi-fixas e móveis, todas situadas ao longo da praia.
Ali encontra-se vasta vegetação de restinga, herbácea, arbustiva e arbórea; e também vegetação rasteira que dão ainda mais charme e beleza a praia.
As Dunas do Campeche são áreas tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do Município, pelo Dec. 112/85, sendo Área de Preservação Permanente(APP). Logo, não é permitido fazer fogueiras, coletar plantas ou animais, trafegar com veículos automotores, entre outras restrições. A região é berçario de muitas espécies, dentre elas a Coruja Buraqueira.
UM POUCO DE HISTÓRIA
.
Características da Praia:
Extensão: 3.800 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 05 a 150 metros.
Distância do Centro – Praça XV: 15 Km (30 min. em média).
Distância do Aeroporto: 12 Km (25 min. em média).