PRAIA DA ARMAÇÃO

Praia da Armação é uma praia de mar aberto com uma larga faixa de areia com 3.200 metros. Apesar de ser uma praia voltada para o oceano, ela possui características distintas em cada lado da praia.

A parte norte da praia, na curva de acesso a Praia do Morro das Pedras, é chamada pelos nativos de Caldeirão e tem a areia mais grossa e as águas mais agitadas, propícias ao surf. Já a parte sul, próxima a foz do Rio Sangradouro e a Ilha das Campanhas, as ondas são pequenas e calmas e a areia é mais fina. Independentemente da parte da praia que você escolha, a água está sempre límpida e fria, principalmente nos meses de outono e inverno.

A parte norte da praia é menos habitada, não há quiosques nem ambulantes na faixa de areia, somente o mar de um lado e a vegetação nativa do outro. Na parte sul, fica a antiga colônia de pescadores da Armação do Pântano do Sul, a secular igreja de Sant´Anna (1772), bares, restaurantes, pousadas e hostels.

Foi neste ponto da praia que há poucos anos atrás uma grande ressaca destruiu boa parte da orla da praia e uma barreira de contenção de pedras foi colocada para tentar conter a erosão da praia.

Durante o verão há bastante movimentação nas ruas da Armação. Mas, nas demais épocas do ano, ela ainda conserva recantos de silêncio e tranquilidade.

O SURFE NO CALDEIRÃO E CASA DE RETIROS VILA FÁTIMA

Casa de Retiros Vila Fátima | Praia da Armação | Morro das Pedras

Casa de Retiros Vila Fátima | Praia da Armação

A Praia do Caldeirão se refere a um pequeno trecho da parte norte da Praia da Armação junto a Ponta das Pedras. Conhecida pelo mar com grandes ondas e um enorme degrau de areia, a praia em frente à Lagoa do Peri não é local para quem é principiante.

Quando surgem as ondulações de nordeste, aliadas ao vento sudoeste, pode correr para lá que as ondas vão estar perfeitas. Tanto que essa parte da praia já foi sede do WCT, a primeira divisão do surfe mundial, em outubro de 2003. A designação “Caldeirão” faz referência a forma como as ondas quebram, encobrindo a areia e formando grandes volumes de espuma.

A Casa de Retiros Vila Fátima é um lugar incrível, no alto do morro em frente a ponta do Caldeirão. Dali, é possível admirar uma vista panorâmica cinematográfica de toda extensão da praia da Armação, parte da Lagoa do Peri e da Praia do Matadeiro.

Construída em janeiro de 1956, a Casa de Retiros Vila Fátima é toda feita de pedras extraídas do próprio local. Os portões, geralmente estão abertos, sendo possível subir até o estacionamento. Nos meses de junho a novembro, este é o único dos Mirantes em Florianópolis onde é possível avistar de perto as baleias Francas que visitam o litoral catarinense.

PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI

Lagoa do Peri | Praia da Armação | Morro das Pedras

Lagoa do Peri | Praia da Armação

Lagoa do Peri é uma praia lacustre, ou seja, uma praia de água doce dentre as dezenas de praias, seja de água salgada (mar de baía ou oceânico) ou água salobra.

Seu espelho d’água tem mais de 5 km² de extensão, sendo uma excelente opção para o banho ou lazer. O fundo da lagoa têm declive suave, com apenas 11 m no ponto de maior profundidade.

Suas margens são formadas por praias de areia amarelada, pedras e vegetação aquática. No verão, a lagoa costuma ser bastante frequentada por banhistas que buscam um recanto mais calmo, rico em sombras, onde ainda se observar diversos pássaros.

A Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828. Sua área abrange 2.030 hectares de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica, sob a jurisdição da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

O tombamento teve como objetivo principal proteger o manancial hídrico, a fauna, a flora e a paisagem, sendo um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original da região. É berçário de espécies nativas, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas no seu entorno, como é o caso da Gralha-azul.

O PASSEIO PARA A ILHA DO CAMPECHE SAI DA ARMAÇÃO

Praia da Enseada | Ilha do Campeche

Praia da Enseada | Ilha do Campeche

Imagine conhecer um lugar especial, mágico e paradisíaco ao mesmo tempo?

Praia da Ilha do Campeche tem o mar mais bonito do sul do Brasil. Dentre as dezenas de belas praias de Florianópolis, ela se destaca pela cor de sua água, super transparente e cristalina, que nos remete às praias caribenhas e forma um cenário paradisíaco.

Este paraíso é formado por uma praia com apenas 400 metros de extensão, com areia fina e branca. O mar, tem ondas leves e sem repuxo, ideal para crianças. A água, super transparente, tem coloração variando entre o verde claro e o azul turquesa, que, dependendo das condições climáticas, permite ver muitos peixinhos coloridos até 13 metros de distância.

Próximo aos costões norte e sul da praia fica a maior parte da vida marinha, com destaque para os MarimbausSargentinhos e Donzelinhas, além de Cavalos Marinhos e até Tartarugas.

Se você quer conhecer este lugar único no hemisfério sul, nós temos um passeio que leva até a ilha. Veja mais detalhes aqui!

PRAIA DO MATADEIRO E A TRILHA PARA A LAGOINHA DO LESTE

Praia do Matadeiro | Sul da Ilha

Praia do Matadeiro | Sul da Ilha

Para chegar a Praia do Matadeiro é preciso atravessar uma ponte a partir da Praia da Armação e percorrer uma trilha leve de 5 minutos. Por ser uma praia oceânica, é muito procurada por surfistas, mas também atrai veranistas.

No costão rochoso da parte sul da praia parte a Trilha para a Lagoinha do Leste, um dos locais mais belos e fascinantes de Florianópolis. Durante o percurso, é possível observar diferentes ecossistemas da Mata Atlântica como os costões, a restinga e a floresta ombrófila densa.

No caminho, o visitante passa por lugares somente conhecidos pelos nativos da região como a Ponta do Quebra-Remo, a Ponta do Facão e a Ponta da Lagoinha. Apesar da beleza fascinante, esta não é uma trilha indicada para principiantes, pois exige um bom condicionamento físico e conhecimento prévio do local.

AFINAL, POR QUE A PRAIA SE CHAMA ARMAÇÃO?

Caça a Baleia

Caça a Baleia

Os primeiros grupamentos humanos que habitaram a região da Praia da Armação surgiram cerca de 5000 anos A.P. Eram povos primitivos, que deixaram marcas de sua presença através de oficinas líticas e inscrições rupestres encontradas nos costões rochosos das praias da região.

Já a ocupação pelos imigrantes luso-açorianos teve início no ano de 1772, com a instalação da “Armação e Fazenda de Santa´Anna da Lagoinha” para a exploração da caça as baleias. O termo “Lagoinha” referia-se a Lagoa do Peri, que teve seu entorno utilizado para a produção agrícola que sustentava a Armação.

Neste período, os primeiros moradores desta região foram os portugueses e os negros escravizados. Os portugueses e seus descendentes, eram assalariados, e trabalhavam como responsáveis pela administração da Armação, como “Mestres” nas embarcações, como trabalhadores livres, temporários e como comerciantes.

Aos Negros escravizados era destinado o trabalho pesado, como os serviços braçais nas construções, a manutenção das instalações e da lavoura e a limpeza e conservação da baleias, quando capturadas.

A caça a baleia se concentrava no meses de julho a novembro, período em que esta espécie migra em direção ao litoral meridional para procriar e escapar do gelo dos territórios mais ao sul.

Características da Praia:

Extensão: 3.200 metros.
Largura da Faixa de Areia: Entre 3 a 50 metros. 
Distância do Centro – Praça XV: 23 Km (45 min. em média). 
Distância do Aeroporto: 20,5 Km (50 min. em média).

Onde Fica:

Assista no nosso canal:

Conheça Outras Praias da Região Sul:

Veja Também: